sábado, 22 de dezembro de 2012

Cartão de Natal de S.A.I.R. Dom Luiz de Orleans e Bragança aos Brasileiros

Em seu tradicional cartão de natal, o Chefe da Casa Imperial do Brasil, o Príncipe Senhor Dom Luiz de Orleans e Bragança, que traz uma homanagem ao Conde d'Eu em seus 90 anos de falecimento, deseja a todos um Santo Natal e um feliz Ano Novo. Confira as imagens:  


 
Nos juntamos ao Imperador de direito so Brasil, para desejar aos nossos leitores, amigos e colaboradores, os melhores votos de um Santo Natal e de um ano Ano Novo repleto bençãos, de fé, saúde e paz.
 
Com os desejos de que cada monarquista possa reproduzir este belo cartão e os agradecimentos aos membros do Pró Monarquia e ao Professor Luiz Augusto Franco.  

Dom Gregório Paixão, novo Bispo de Petrópolis


O novo Bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, na cerimônia do dia 16 de dezembro
 
A Diocese de Petrópolis já tem novo Bispo. Dom Gregório Paixão, monge Beneditino, foi empossado no dia 16 de dezembro de 2012, sucedendo Dom Fillipo Santoro. 

Nascido em 03 de novembro de 1964, Dom Gregório ingressou no Mosteiro de São Bento da Bahia em 1983, professando seus votos solenemente 6 anos depois. Em 1987 foi enviado ao Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro para estudar Filosofia e Teologia na Escola da Congregação Beneditina do Brasil, vinculada ao Pontificium Athenaeum Anselmianum, de Roma. Em 21 de março de 1993, foi ordenado Padre por Sua Eminência, o Senhor Dom Lucas Cardeal Moreira Neves.

Em sua biografia nota-se que “possui doutorado em Antropologia Cultural pela Universidade Aberta de Amsterdã (Holanda), da qual é professor convidado desde 1998. Foi Diretor do Colégio São Bento da Bahia; da Faculdade São Bento, assim como da Revista Análise e Síntese. Lecionou Língua Grega, Antropologia Cultural e Homilética.

Possui 14 livros publicados, além de diversos artigos escritos para revistas nacionais e estrangeiras. Em 29 de julho de 2006 foi eleito bispo de Fico, na Mauritânia, trabalhando como bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, sendo também Secretário Geral do Regional Nordeste 3, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e membro titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia”. Atualmente, é também Bispo referencial para a Cultura, da CNBB.

Dom Gregório Paixão, OSB
A 10 de outro de 2012, Sua Santidade, o Papa Bento XVI, elegeu Dom Gregório Paixão como novo Bispo de Petrópolis, já que Dom Fillipo Santoro havia sido convocado pelo Santo Padre para ser Arcebispo Metropolita de Taranto. Assume Dom Gregório, esta responsabilidade, dada a ele pelo Sumo Pontífice em confiança ao seu trabalho de Pastor. A Diocese de Petrópolis possui hoje 4 decanatos e 37 paróquias. Esta sob a responsabilidade do novo Bispo, um dos templos mais significativos da História do Brasil, a Catedral de São Pedro de Alcântara, primeiro padroeiro do Brasil. A Catedral, erguida em estilo gótico, abriga a essência do Brasil, por servir também de Mausoléu para a Família Imperial, estando ali sepultados o Imperador Dom Pedro II e a Imperatriz Dona Teresa Cristina, bem como a Princesa Dona Isabel e o Príncipe Senhor Gaton d’Orléans, Conde d’Eu e os filhos deste, o Príncipe Dom Pedro de Alcântara e Dona Elisabeth, recebendo milhares de visitas durante todo ano.
 
O Blog Monarquia Já deseja ao novo Bispo de Petrópolis, o Reverendíssimo Senhor Dom Gregório Paixão, as bênçãos de Nossa Senhora do Amor Divino, sob a qual todos os Bispos de Petrópolis devotam sua missão, São Pedro de Alcântara, o padroeiro do Brasil e daquela diocese, da Mãe Santíssima, Nossa Senhora Aparecida e de São Bento. Que este magnifico templo de Deus e da História mantenha sua grandiosidade e que sua missão seja cumprida de acordo com os desejos de Cristo e com a força de seu povo.  

Abaixo transcrevemos a mensagem enviada por Dom Fillipo Santoro ao Bispo Dom Gregório:

Querido Dom Gregório, com o ardente desejo de participar da Liturgia do inicio do seu Ministério Episcopal e de transmitir-lhe o báculo pastoral, invoco o Espírito e a proteção de Nossa Senhora do Amor Divino sobre o seu ministério e sobre todos os fiéis.
Saúdo os arcebispos e bispos presentes, os padres, religiosos, religiosas; as autoridades civis e militares e todos os fiéis.

Motivos ligados ao meu ministério me impedem de estar presente, mas estou profundamente unido a todos neste dia de alegria pelo dom do quinto Pastor da Diocese de Petrópolis.
 

O Santo Padre, na sua escolha, enriqueceu a nossa Diocese de um novo zeloso Pastor que conduzirá o povo de Deu nos caminhos da Nova Evangelização com ardor e sabedoria, continuando o caminho que nós começamos nos anos do meu ministério pastoral. O objetivo do meu trabalho episcopal foi fortalecer a fé do nosso povo indicando um caminho que se desenvolvia nas etapas da santidade, da comunhão e da missão. Por isso contei com a colaboração sincera dos meus sacerdotes e aqui aproveito para agradecer a dedicação e a experiência do meu Vigário Geral Mons. Paulo Daher, até hoje sábio Administrador Diocesano. 

Todo o nosso Plano Pastoral de Conjunto desejava, com a graça do Espírito, tornar a fé critério da vida quotidiana e, presença de Cristo ressuscitado na sociedade. Esta foi a razão da minha constante ação na vida das Cidades, junto ao povo e às autoridades, particularmente durante a enchente de 2011. Espero que o trabalho da Frente Pro-Petrópolis continue e tenha êxito.  

Como também construtivo foi o diálogo com as instituições públicas. Recomendo ao meu sucessor uma especial atenção para com a nossa Universidade Católica de Petrópolis pela qual muito me gastei no Brasil e no exterior, consciente que a Nova Evangelização se faz também por meio da cultura. O Seminário Nossa Senhora do Amor Divino foi o lugar preferido das minhas atenções, junto com os padres. Deste coração nasciam todo o trabalho da Missão Popular com as paroquias, os leigos, pastorais, movimentos e novas comunidades. Estão muito vivas na minha memória as Romarias à Aparecida do Norte e as Assembleias Diocesanas de Teresópolis como eventos do Espírito entre nós. 

A Igreja de Petrópolis è viva e bonita e, adequadamente estimulada, responde bem. Nós somos apenas servos e ministros de Jesus Bom Pastor: é Ele quem nos conduz com a força do Espírito. Tenho certeza que você venerável e querido Irmão no Episcopado, saberá conduzir esta Diocese com sabedoria, prudência e audácia para grandes metas.

Que o Senhor o abençoe e a proteção de Maria, Nossa Senhora do Amor Divino o acompanhe.

 

 

Com muita afeição
Dom Filippo Santoro
Arcebispo Metropolita de Taranto

  

A Homilia de Dom Gregório pode ser conferida em http://www.diocesepetropolis.org.br/pdf/homilia_dom_gregorio.pdf.

 

Príncipe Imperial Dom Bertrand de Orléans e Bragança visita Uberaba


Transcrevemos o artigo da colunista Ellen Gomes, publicado no dia 12 de dezembro de 2012, pelo Jornal de Uberaba, sobre a visita de Dom Bertrand àquela cidade para lançar seu livro, que, inclusive, já está na terceira edição. Confira: 
 
Príncipe Imperial Dom Bertrand de Orléans e Bragança visita Uberaba  
 
O casal José Humberto e Maria Inês Valim Henriques (com a linda filhinha Maria Clara)
 recebeu o príncipe Bertrand de Orleans e Bragança em sua bonita residência

 

A surpreendente visita do Príncipe Imperial Dom Bertrand de Orléans e Bragança nesta segunda-feira, dia 10, em Uberaba, movimentou segmentos da cidade, especialmente culturais e religiosos. Dom Bertrand é trineto de Dom Pedro II e bisneto da Princesa Isabel, a Redentora. Herdeiro dinástico, sendo o segundo na sucessão da Casa Imperial Brasileira, hoje chefiada por seu irmão mais velho Dom Luiz, com o qual reside em São Paulo, capital. 

Livro 

Dom Bertrand é advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP. Coordenador e porta-voz do movimento Paz no Campo, percorrendo o Brasil, fazendo conferências para produtores rurais e empresários, em defesa da propriedade privada e da livre iniciativa. Em Uberaba veio divulgar o seu livro: "Psicose Ambientalista - Os bastidores do ecoterrorismo para implantar uma "religião" ecológica igualitária e anticristã". Oportunidade em que concedeu várias entrevistas à imprensa local, manteve contatos, recebeu homenagens e fez algumas visitas, seguindo vigem para os estados de São Paulo e Paraná. 

Comitiva  

Acompanhado pelos membros da Comissão de Estudos Ambientais do Instituto Plínio Corrêa de Oliveira, jornalista Nelson Ramos Barreto (Brasília) e o empresário Paulo Henrique Chaves (Belo Horizonte), juntamente com o engenheiro Fausto Jorge Borsato, da Editora Petrus (São Paulo), Dom Bertrand foi ciceroneado em Uberaba pelo professor e maestro Fabricio Rodrigues Pereira e com muita honra por esta colunista.  

Agenda 

Pela manhã o príncipe Dom Bertrand concedeu entrevista ao Canal do Boi, através do apresentador Luiz Crozara, com perfeito estúdio instalado no Parque da ABCZ, em programa ao vivo "Zebu para o mundo", com ampla abrangência nacional e em mais 14 paises da América Latina. Posteriormente, concedeu entrevista ao vivo no MG 1 da TV Integração, com ampla abrangência local e regional. Almoçou no Cuppin Grill com o presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, escritor José Humberto Henriques, e com o ex-presidente da instituição, historiador e escritor Guido Bilharinho. No almoço, Dom Bertrand contou com a presença da maestrina Olga Maria Frange de Oliveira e seu marido Milton Oliveira, recebendo os cumprimentos do Presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Luiz Dutra, que fez questão de saudá-lo. Na sequência, retornou a sua agenda de entrevistas aos jornais e rádios de Uberaba.  

Quitanda´s Vovó Tuta 

Dom Bertrand lanchou no mezanino da famosa Quitandas Vovó Tuta, na companhia da futura primeira dama de Uberaba, Heloisa Nogueira, esposa do deputado federal Paulo Piau, que foi o relator do Código Florestal. O Príncipe autografou o livro de sua autoria à Paulo Piau e aos integrantes daquele momento, na companhia desta colunista, da maestrina Olga Frange Oliveira e seu marido Milton Oliveira. Amável com todos, Dom Bertrand gosta de pamonha e no Cuppin Grill pediu de sobremesa goiabada cascão com queijo de Minas...  

Religiosidade 

Desde muito jovem Dom Bertrand recebeu esmerada formação católica, sendo orientado por seu Pai para o gosto pelo estudo doutrinário e a análise dos acontecimentos nacionais e internacionais. Em Uberaba, esteve no Carmelo, onde se comungou com o PE. Ricardo Fidelis e manteve contato com a Madre Maria Aparecida da Divina Misericórdia. 

Na Catedral Metropolitana de Uberaba recebeu a clarinada através dos trompetes do Subtenente William (maestro da Orquestra Tiradentes) e de Leonardo Carvalho (saxofonista e trompetista da Orquestra Tiradentes) fez o segundo trompete para a entrada do Príncipe Imperial. Orou na Capela do Santíssimo... 

Homenagens 

Também na Catedral, Dom Bertrand foi homenageado pelo canto do contra-tenor Wiliam Douglas - novo talento de Uberaba com sua rara voz - e pelo talentoso Pedro Henrique Kapellmeister, mestre de capela, organista titular da Catedral de Uberaba, que apresentou ao príncipe Bertrand o órgão de tubos, o maior do estado de Minas Gerais com 2.000 tubos, restaurado pela família Rigatto e filhos de São Paulo, através da iniciativa de Monsenhor Paulo Porta, pároco e referência maior da nossa Catedral, em viagem, na oportunidade. A noite, na Igreja de São Domingos foi homenageado com a belíssima apresentação do Coral Artístico Uberabense sob a regência da maestrina Olga Maria Frange de Oliveira e 20 vozes. 

Livros e presença  

Na residência do presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, José Humberto Henriques e esposa Maria Inês Valim Henriques, Dom Bertrand conheceu a filhinha do casal Maria Clara e a biblioteca do escritor, agradecendo a hospitalidade mineira e aos livros presenteados por Henriques.

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP