quinta-feira, 13 de março de 2014

Dom Orani João Cardeal Tempesta: Príncipe da Igreja



Oração que precede a entrega do barrete Cardinalício

Ad laudem omnipotentis Dei et Sanctae Sedis ornamentum, accipe galerum rubrum, insigne singularis dignitatis cardinalatus, per quod designatur quod usque ad mortem et sanguinis effusionem inclusive pro exaltatione sanctae fidei, pace et quiete populi christiani, augmento et statu sacrosanctae romanae Ecclesiae, to intrepidum exhibere debeas, in nomine Patris et Filii et Spiritus Sancti.

"Para a maior glória de Deus omnipotente e o bem da Santa Sé, aceita este barrete púrpura, insígnia singular da dignidade cardinalícia pela qual e até á morte, mesmo que na efusão do sangue, com intrépido vigor defenderás a fé, promoverás a paz e o bem do povo cristão e promoverás a liberdade e a expansão da Santa Igreja Romana. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” 

Em 22 de fevereiro de 2014, S.S. o Papa Francisco, no Consistório Ordinário Público de 2014, criou Cardeal-presbítero o Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, S.E.R. Dom Orani João Tempesta, O. Cist., com título em Santa Maria Mãe da Providência no Monte Verde.

Dom Orani João Cardeal Tempesta nasceu em 23 de junho de 1950, em São José do Rio Pardo, em São Paulo. Aos 18 anos ingressou no Mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo, da Ordem Cisterciense (onde seria mais tarde Abade), realizando estudos de filosofia no Mosteiro de São Bento de São Paulo e teologia no Instituto Salesiano, tendo sido ordenado em 1974. Em 1997, Dom Orani foi designado como terceiro Bispo de São José do Rio Preto e, em 1999, Administrador Apostólico da Abadia Territorial de Claraval, em Minas Gerais. Em 2004, assumiu a Arquidiocese de Belém, no Estado do Pará, de onde saiu em 2009, quando foi nomeado Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro.   

Dom Orani João Cardeal Tempesta: Príncipe da Igreja
 

O Cardeal tem se destacado no contato com a sociedade civil e no auxilio aos necessitados. Através de sua habilidade na comunicação oral e em sua missão de Pastoral, tem captado os jovens para a Igreja. Em 2013 teve grande atuação na Jornada Mundial da Juventude, sob sua responsabilidade, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro. É de se destacar também o respeito a História e as boas relações com a Família Imperial, estando juntos aos Príncipes em momentos tristes e felizes, como bom Pastor. Em 2009 e 2011, por exemplo, o Cardeal foi o celebrante das Santas Missas em sufrágio das almas do Príncipe Dom Pedro Luiz e a da Princesa Dona Maria (de jure Imperatriz Mãe do Brasil), ainda em 2012, acolheu com destaque o Príncipe Dom Antonio e a Princesa Dona Christine, pela ocasião das celebrações dos 80 anos do Cristo Redentor. Notadamente, ainda em 2012, Dom Orani recebeu com grande alegria a proposição de início do processo de beatificação da Princesa Dona Isabel, a Redentora. Em 2013, foi homenageado por Dom Alberto e Dona Maritza de Orleans e Bragança, pelo transcurso da Jornada Mundial da Juventude.  

O Príncipe Dom Antonio de Orleans e Bragança e o Professor
Hermes Rodrigues Nery são recebidos por Dom Orani para tratar de
 assuntos relativos a beatificação da Princesa Dona Isabel
 

Retornando de Roma em 25 de fevereiro, o Cardeal Tempesta celebrou Santa Missa Solene, sendo acolhido pelo Clero do Rio de Janeiro e por milhares de fiéis. Concelebraram a Missa, o Bispo de Nova Iguaçu - Dom Luciano Bergamin, o Bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney - Dom Fernando Arêas Rifan, o Bispo eleito de Valença - Dom Nelson Francelino Ferreira, o Bispo Emérito de Valença - Dom Elias James Manning, o Bispo Emérito de Barra do Piraí-Volta Redonda - Dom João Maria Messi, o Bispo Emérito da Diocese de União da Vitória (PR) - Dom Walter Michael Ebejer e os Abades Eméritos do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, Dom José Palmeiro Mendes e Dom Roberto Lopes. Entre os presentes, o Príncipe Dom Antonio de Orleans e Bragança, representando a Família Imperial do Brasil, e membros do governo municipal e estadual. 


Dom Antonio de Orleans e Bragança na segunda fileira entre demais autoridades

 

 O novo Cardeal no momento do Rito Sacramental, presentes, entre outros, o Bispo Dom Fernando Arêas Rifan e Dom José Palmeiro Mendes



Dom Antonio ao lado da prefeita mineira e demais autoridades

Em recente declaração, Dom Orani reforçou que sua escolha  como Cardeal foi um presente à cidade do Rio de Janeiro, devendo-se, todo carioca, sentir-se homenageado. Ser Cardeal é, pois, ser Príncipe da Igreja, pertencer a maior Monarquia do Mundo, a Igreja Católica, e contribuir, de acordo com a Doutrina e os ensinamentos de Jesus Cristo, em assuntos de moral e fé, evangelizando e promovendo a paz e o bem do povo cristão.

Missa em sufrágio da alma da Princesa Dona Maria Margarida de Bourbon Duas-Sícilias

Na imagem: os Príncipes Antonio e Giovanni, as Princesas Maria Margarida e Maria Imaculada e o Príncipe Casimiro
Foto: Eurohistory
 
 
No dia 14 de março, sexta-feira, às 12h45, na igreja de Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo será celebrada Missa em sufrágio da alma da Princesa Dona Maria Margarida de Bourbon Duas-Sícilias. O celebrante será o Revmo. Padre Alessandro de Bourbon, filho do Príncipe Dom Casimiro de Bourbon Duas-Sicílias, irmão da falecida, e de sua esposa, a Princesa Dona Maria Cristina de Savóia-Aosta.
 
Conforme notícia do Blog Monarquia Já, a Princesa Dona Maria Cristina faleceu em 15 de janeiro de 2013.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança em Toledo

Em visita a Toledo, no Estado do Paraná, durante encontro de formação de jovens líderes católicos, S.A.I.R. o Senhor Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, depois de brilhantes palestras de outros renomados conferencistas, também falou ao público que representava diversos Estados do Brasil.

O Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança em sua conferência


O Príncipe Dom Bertrand foi convidado a agraciar novos monarquistas com o distintivo do Brasão Imperial.

O Príncipe agraciou novos monarquistas com o distintivo do Brasão do Império 

Os jovens agraciados possam para fotografia com o Príncipe Imperial do Brasil



Ainda na cidade do oeste paranaense, Dom Bertrand, acompanhado dos participantes do encontro, visitou a Vinícola Dezem, premiada nacional e internacionalmente pela qualidade de seus vinhos e espumantes. 

O público presente ao encontro de Toledo em visita a Vinícola Dezem

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP