sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Igreja de Santo Agostinho, em Coburgo, Alemanha, recebe trabalhos de restauros

St. Augustinkirche
Imagem: divulgação
A Igreja de Santo Agostinho, construída em Coburgo, na Alemanha recebe trabalhos de restauros. O templo abriga, em sua cripta, os despojos da segunda filha de Dom Pedro II, a Princesa Dona Leopoldina, assim como dos netos e do genro do último Imperador do Brasil.

A cidade de Coburgo,  com seus templos milenares - fundados por monges beneditinos, então propriedade do Margrave de Meissen, sofreu com a revolução imposta por Martinho Lutero. O líder protestante determinou o fechamento de igrejas católicas e a última missa foi celebrada em 1528, na Capela de São Nicolau. Em 1818, Coburgo passou a ser propriedade da família Ducal de Saxe-Coburgo-Gotha, cuja linha Ernestina havia se transformado em Luterana. Apenas parte da família, o Ramo de Koháry, da qual descendia o Príncipe Luiz Augusto, genro de Dom Pedro II, conservou-se católica. Em 1803, quase 300 anos depois das determinações de Lutero, a igreja de São Nicolau voltou a celebrar missas. A cidade contava com cerca de 600 fieis que resistam na fé.

Consternado com o baixo número de católicos em Coburgo, o Príncipe Augusto, pai do genro de Dom Pedro II, inaugurou o comitê, que sob seu imediato patrocínio, teria a incumbência de construir uma nova igreja naquela cidade. Do projeto de Vincenz Fischer-Birnbaum, em estilo neogótico, com órgão e 3 sinos, a igreja foi consagrada no dia de Santo Agostinho, em homenagem ao Príncipe benfeitor, em 28 de agosto de 1860, pelo Arcebispo de Bamberg, Monsenhor Michael Deinlein.

A igreja de Santo Agostinho no século XX
Imagem: © Archiv St. Augustin


A igreja em dia de 1ª comunhão. A construção do templo fez ressurgir a fé católica em Coburgo
Imagem: © Archiv St. Augustin


Funerais do Czar Fernando I da Bulgária, em 1948
Imagem: © Archiv St. Augustin

Túmulo da Princesa brasileira Dona Leopoldina de Bragança, Duquesa de Saxe-Coburgo-Gotha
Imagem: divulgação


Dona Leopoldina, segunda filho do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Teresa Cristina do Brasil, casou-se com o Príncipe Luiz Augusto de Saxe-Coburgo-Gotha, em 1864. Este casamento acabou por iniciar um novo ramo da Família Imperial Brasileira, os Saxe-Coburgo e Bragança, como passaram a ser conhecidos os descendentes desta linhagem. Falecidos os Príncipes deste ramo da Família Imperial, foram sepultado na igreja de Santo Agostinho. A primeira foi Dona Leopoldina, que precocemente morreu no Palácio da cidade, em 1871, aos 23 anos de idade, vítima de um surto de tifo. Lá estão sepultados o Príncipe Augusto, grande benemérito, e sua esposa, a Princesa Clementina, sogros de Dona Leopoldina, além do marido desta, o Príncipe Dom Luiz Augusto, e os filhos do casal, Dom Pedro Augusto, Dom Augusto Leopoldo, que foram criados no Brasil por Dom Pedro II, além do Príncipe Luiz Gastão, do Czar Fernando I da Bulgária e de outros membros da família.

Dom Carlos Tasso de
Saxe-Coburgo e Bragança
Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança realiza visitas regulares a Coburgo para prestar homenagens aos familiares. É comum encontrar outros brasileiros, que sabendo da interessante história desta igreja construída abaixo do monte fortificado, vistam-na descobrindo parte da história do Brasil.

Segundo a administração, pertencente a Diocese de Würzburg, com a construção da igreja, depois da Segunda Guerra Mundial, houve um grande crescimento e ressurgimento da fé católica na cidade, levando à necessidade da criação de cinco paróquias ligadas a igreja de Santo Agostinho.

A Fundação de Proteção Patrimonial Alemã patrocina a restauração do templo, que está temporariamente fechado.

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP