domingo, 27 de setembro de 2009

A República e o desapego pela história...


O monumento a Dom Pedro I, localizado na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, foi inaugurado em 30 de março de 1862, numa cerimônia presidida por Dom Pedro II, que reuniu milhares de pessoas. O ano ficou marcado como sendo o da inauguração do maior monumento [até então] do Brasil.


O conjunto de estátuas conta com grandiosa estrutura, possuindo mais de 15 metros de altura e mais de 50 toneladas de bronze, sendo assinado pelo famoso escultor francês, Louis Rochet. Nela pode-se ver Dom Pedro I, primeiro Imperador do Brasil, empunhando sua espada [roubada do monumento e ainda não reposta], acompanhado de 4 outras representações da vida e da história brasileira, os Rios: Amazonas, Paraná, São Francisco e Madeira.

Pois bem, o dito monumento, que além de reunir características artísticas únicas e ainda hoje permanecer como um dos maiores monumentos destacados a homenagem, da América Latina, não escapou dos mal feitos da República. Na década de 30 do século passado, DEPUTADOS DA REPÚBLICA BRASILEIRA, DEFENDERAM QUE O ESTADO DEVERIA VENDER OU DERRETER O MONUMENTO para que pudesse se pagar a divida externa.

O projeto, que chamou a atenção de todos na época, foi veementemente condenado, não encontrando êxito. Contudo serve como prova do desapego à história do Brasil, que se reflete na falta de manutenção/restauração dos prédios históricos no país e até mesmo na venda destes patrimônios. Patrimônios de valor incalculável, que não recebem o devido valor do governo.



O que é um país sem sua história?


3 comentários :

Sara Rozante 29 de setembro de 2009 00:51  

Resposta: A República Federativa do Brasil.

Nuno Castelo-Branco 3 de outubro de 2009 22:03  

Tentaram derreter a estátua? O maior produtor de açúcar e café do mundo?

Dionatan da Silveira Cunha 4 de outubro de 2009 00:12  

Coisas da RÉPÚBLICA...

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP