segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Repercussão do Casamento de Dona Isabel e do Conde Alexander


Ressaltamos a grande repercussão do casamento de Dona Isabel com o Conde Alexander, as notícias percorreram o mundo todo, seja pela internet, através de sites especializados em assuntos sobre monarquia, realeza ou nobreza, ou através da mídia.

O site Noblesse et Royatés, um dos meios de informação eletrônica (relativas a nobreza e realeza) mais conceituados da França, divulgou conteúdos desde o noivado de Dona Isabel, em outubro de 2008, e agora com o casamento, noticiou todas as informações relativas ao evento. O site abre amplo espaço para comentários e discussões sobre as postagens, nas quais se pode ver as mais diversas opiniões sobre a monarquia brasileira. Reproduziremos a última postagem sobre o casamento e os links das demais:

Por Noblesse et Royautés:

Fotos de Luiz Mendes para o Instituto Dona Isabel I a Redentora


Aqui estão algumas fotos do casamento Princesa Isabel de Orleans e Bragança e Conde Alexander zu Stolberg-Stolberg Rio de Janeiro, sexta-feira passada [16 de outubro de 2009].




O casamento, no momento da comunhão. À esquerda, o Padre Alessandro de Bourbon-Duas Sicílias.




Padre Jorge Luis Pereira da Silva celebrou o casamento. No centro o Abade, que presidiu a cerimônia. À direita, os condes de Stolberg-Stolberg, os pais do noivo.



Princesa Amélia de Orleans e Bragança (filha de Dom António e irmã do falecido D. Pedro Luiz), Maria Thereza de Orleans e Bragança, a Princesa Alix de Ligne (no fundo) e a princesa Maria Gabriela (filha de Príncipe Antonio).





Outras notícias do site a respeito do casamento:

http://www.noblesseetroyautes.com/nr01/?p=21379
http://www.noblesseetroyautes.com/nr01/?p=21262
http://www.noblesseetroyautes.com/nr01/?p=21189
http://www.noblesseetroyautes.com/nr01/?p=20287
http://www.noblesseetroyautes.com/nr01/?p=3835#more-3835

O site inglês The Royal Fóruns, também noticia o casamento de Dona Isabel e do Conde Alexander e dispõe comentários sobre o evento:

“Amanhã [16 de outubro de 2009] o Conde Alexander de Stolberg-Stolberg vai casar com a princesa Isabel de Orleans e Bragança, no Rio de Janeiro.

A princesa é a filha de D. Fernando de Orleans e Bragança e sua esposa, Maria da Graça Baère de Araujo. O casal vai se casar às 19:30, na Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro.

Eles esperam a presença do Príncipe e Princesa de Ligne, vários membros da Família Imperial Brasileira, os membros da Casa de Stolberg-Stolberg, os Príncepes Jaime e Maria Carolina de Bourbon-Parma, o Duque e a Duquesa de Bragança, os Príncipe Leopoldo da Baviera, o Duque de Vendôme e os membros das Famílias Merode e Arenberg”.

O site europeu The Franco-Iberian Royals Message Board, também relata o casamento.

O site Monarquia Confidencial, da Espanha, também traz notícias:

"No dia 16 de outubro de 2009 vai se casar na Capela Imperial do Outeiro da Glória, Rio de Janeiro, a princesa Isabel de Orleans e Bragança com o conde Alexander zu Stolberg-Stolberg. O templo onde o casamento será realizado é especial para a Família Real Portuguesa, que veio para o Brasil em 1808, fugindo de Napoleão.

Em 1819, a princesa Maria da Glória, Rainha de Portugal, depois Maria II, filha do Imperador D. Pedro I (Pedro IV de Portugal) e da Imperatriz Leopoldina, foi dedicada à proteção da Virgem na Igreja, estando ela nos braços de seu avô, Dom João VI de Portugal. Desde então, todos os membros da Casa de Bragança, depois Orleans e Bragança que nasceram no Brasil se casam no mesmo templo.

Era 27 de dezembro de 1849, quando o Imperador Pedro II do Brasil concedeu o título de Imperial à Irmandade de Nossa Senhora da Glória, erigiu-se canonicamente a 10 de Outubro de 1739, data da conclusão do templo. Desde que recebeu o título, todos os descendentes do segundo e último imperador do Brasil são membros da Irmandade. Em 25 de abril de 1937, o governo Getúlio Vargas declarada a Igreja, monumento nacional e, Papa Pio XII deu-lhe o título de Basílica Nacional da Assunção, em 1º de novembro de 1950.

Isabel nasceu no Rio de Janeiro em 30 de Janeiro de 1978. Ela é filha de Dom Fernando de Orleans e Bragança e de Maria da Graça Baère de Araújo. É, portanto, neta de Dom Pedro de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, morreu em 1981 e este ano marcado pelo centenário do seu nascimento. Dom Fernando teve que desistir dos seus direitos ao trono do Brasil, quando contraiu o casamento, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 19 de Março de 1975. Os príncipes da Casa Imperial do Brasil que se casam em desigualdade perdem seus direitos, mas mantém o tratamento de Alteza Real.

Isabel é psicóloga, mora e trabalha em Bruxelas, como seu marido, que é economista. Ele nasceu em Frankfurt em 26 de Fevereiro de 1974 e é filho do Conde Josef Emmanuel zu Stolberg-Stolberg e Jacqueline Florin Duikinberg, de Bruxelas. Sua Alteza Ilustríssima pertence a uma das Casas mais importantes do Sacro Império Romano. Stolberg-Stolberg foi forçado a reconhecer a soberania do Eleitorado da Saxônia, em 1738, sendo moderado a esse estado em 1803 e entregue ao Reino da Prússia, na seqüência do Congresso de Viena em 1815."
Amadeo, Martin Luther King e Cabieses

O fórum de discussões: Foros Realeza, também abriu tópico para o casamento.

Além da internet, a mídia brasileira também divulgou notas e reportagens sobre o casamento. Hildegard Angel, do Jornal do Brasil, em sua coluna do dia 9 de outubro de 2009, com o título: No Rio, a maior revoada de coroados de nossa história (que já transcrevemos aqui), fez menção aos convidados e a importância do casamento. Márcia Peltier, do Jornal do Commercio, também divulgou notícia sobre o matrimonio. Além disso, após o casamento, a Revista Caras trouxe em sua edição de número 833, notícias sobre o casamento com fotos exclusivas. Na segunda-feira (19/10/09) Hildegard Angel novamente relata sobre o evento sendo que na Revista de Domingo, do Jornal do Brasil (25/10/09) coloca a disposição grande quantidade de fotos, numa ilustração belíssima do casamento. Márcia Peltier faz o mesmo em sua coluna.

No dia 24 de outubro de 2009, o Jornal 24 Horas, de Portugal, também traz notícia do casamento, que pode ser acessado pelo blog Família Real Portuguesa.


----------------

Os grifos ([]) são nossos.

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP