segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Monarquia Norueguesa: Constitucional e Parlamentar


A Noruega, potência econômica, é alvo de nossa postagem de hoje. Conheça um pouco da Monarquia e da Família Real Norueguesa.



Monarquia Norueguesa





Do site noruega.org



Família Real da Noruega: O Rei Harald V, a Rainha Sonja, os Príncipes Herdeiros, Haakon e Matte-Marit


A monarquia norueguesa tem uma história milenar. De 1381 a 1814, a Noruega fez parte de uma união com a Dinamarca. Em seguida, entrou numa união com a Suécia que durou até 1905, ano em que o país reconquistou a independência e o Rei Haakon VII assumiu o trono.


S.M. o Rei




S.M. o Rei Harald V nasceu a 21 de Fevereiro de 1937, na casa dos seus pais, a herdade de Skaugum, perto de Oslo. Como único filho varão do Príncipe Herdeiro Olavo (posteriormente Rei Olavo V) e da Princesa Consorte Marta foi o primeiro Príncipe nascido na Noruega em 567 anos. As duas irmãs mais velhas do Príncipe Harald, a Princesa Ragnhild e a Princesa Astrid, nasceram em 1930 e 1932, respectivamente, mas àquela altura apenas os herdeiros do sexo masculino podiam suceder no trono. A infância do Príncipe Harald na Noruega foi tranquila até a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Quando as forças nazistas invadiram a Noruega, a 9 de Abril de 1940, o Príncipe fugiu para a Suécia com a mãe e as irmãs, passando o resto do período de guerra nos EUA. Regressou à Noruega em 1945.

Depois de concluir o ensino secundário, o Príncipe Harald ingressou na Escola de Oficiais da Cavalaria e terminou a sua educação militar na Academia Militar em 1959. O Príncipe Harald tornou-se Príncipe Herdeiro a 21 de Setembro de 1957, quando o pai, o Rei Olavo V, assumiu o trono. Após a conclusão do serviço militar obrigatório, o Príncipe Herdeiro deu continuidade aos seus estudos em Oxford, onde frequentou o Balliol College entre 1960 e 1962, cursando Ciências Sociais, História e Economia.

A 29 de Agosto de 1968, o Príncipe Herdeiro Harald casou-se com Sonja Haraldsen, de Vinderen, Oslo. O casal esperara nove anos pela aprovação do casamento. Após consultas com o Presidente do Storting, os líderes parlamentares e o governo, o Rei Olavo V deu a sua permissão para que o Príncipe Herdeiro casasse com uma plebeia. O Rei Harald subiu ao trono a 17 de Janeiro de 1991, por ocasião da morte do pai.


S.M. a Rainha




S.M. a Rainha Sonja nasceu a 4 de Julho de 1937, em Oslo, filha de Karl e Dagny (nascida Ulrichsen) Haraldsen. Concluiu o ensino secundário em 1954, antes de frequentar um curso profissionalizante de alta-costura. Em seguida, foi para a Suíça, onde obteve o diploma da Ecole Professionelle des Jeunes Filles de Lausanne. Regressou à Noruega para prosseguir os estudos formando-se na Universidade de Oslo como bacharel em Francês, Inglês e História da Arte. A 29 de Agosto de 1968, Sonja Haraldsen casou-se com o Príncipe Herdeiro Harald na Catedral de Oslo e passou a ser a Princesa Consorte da Noruega.


S.A.R. o Príncipe Herdeiro




S.A.R. o Príncipe Herdeiro Haakon nasceu a 20 de Julho de 1973 no Hospital Nacional, em Oslo, sendo o segundogénito e único filho homem do Príncipe Herdeiro Harald e da Princesa Consorte Sonja, (posteriormente Rei Harald V e Rainha Sonja). Quando o Príncipe nasceu, a sucessão do trono ainda seguia a linha masculina. Portanto, apesar de a sua irmã, a Princesa Märtha Louise, ser dois anos mais velha, o Príncipe Haakon Magnus nasceu como herdeiro do trono. Posteriormente, a Constituição Norueguesa foi emendada, e hoje as mulheres também podem herdar o trono. O Príncipe Haakon Magnus foi baptizado na Capela do Palácio Real a 20 de Setembro de 1973 e entre os seus padrinhos incluíam-se os três monarcas escandinavos: o Rei Olavo V da Noruega, o Rei Carlos XVI Gustavo da Suécia e a Rainha Margarida II da Dinamarca. Em 1988, o Príncipe foi confirmado na Capela do Palácio Real. Com a sucessão ao trono do seu pai, a 17 de Janeiro de 1991, o Príncipe Haakon Magnus tornou-se o Príncipe Herdeiro Haakon. A 25 de Agosto de 2001, o Príncipe Herdeiro casou com Mette-Marit Tjessem Høiby na Catedral de Oslo.


S.A.R. a Princesa Consorte


A Princesa Consorte Mette-Marit nasceu a 19 de Agosto de 1973 como filha mais nova de Marit Tjessem e Sven Olav Bjarte Høiby. O noivado entre Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro Haakon e Mette-Marit Tjessem Høiby foi anunciado a 1 de Dezembro de 2000, e os dois casaram-se na Catedral de Oslo a 25 de Agosto de 2001.


S.A.R. a Princesa




Sua Alteza Real a Princesa Ingrid Alexandra nasceu no Hospital Nacional, em Oslo. Filha de SS.AA.RR. o Príncipe Herdeiro Haakon e a Princesa Consorte Mette-Marit, a Princesa é a segunda na linha de sucessão ao trono da Noruega. A 17 de Abril de 2004, a Princesa foi baptizada na Capela do Palácio Real, em Oslo. Os padrinhos de S.A.R. são S.M. o Rei Harald V, S.A.R. o Príncipe Herdeiro Frederico da Dinamarca, S.A.R. a Princesa Herdeira Vitória da Suécia, S.A.R. o Príncipe Herdeiro Felipe das Astúrias, a Princesa Märtha Louise e Marit Tjessem.


Príncipe Sverre Magnus




O Príncipe Sverre Magnus nasceu a 3 de Dezembro de 2005 no Hospital Nacional, em Oslo, e é filho de SS.AA.RR. o Príncipe Herdeiro Haakon Magnus e a Princesa Consorte Mette-Marit. O Príncipe é o terceiro na linha da sucessão ao trono da Noruega, depois do seu pai e da sua irmã, S.A.R. a Princesa Ingrid Alexandra. O Príncipe foi baptizado a 4 de Março de 2006 na Capela do Palácio Real, em Oslo.


Princesa Märtha Louise




A Princesa Märtha Louise nasceu a 22 de Setembro de 1971 no Hospital Nacional, em Oslo. Foi a filha primogénita do Príncipe Herdeiro Harald e da Princesa Consorte Sonja, (posteriormente Rei Harald V e Rainha Sonja). A Princesa tem o nome Märtha da sua avó paterna, a Princesa Consorte Marta da Noruega, e Luísa da sua trisavó, a Rainha Luísa da Dinamarca, filha de Carlos XV da Suécia e mãe de Haakon VII da Noruega. Já que somente homens podiam herdar o trono antes da emenda da Constituição, o irmão da Princesa, o Príncipe Haakon Magnus (posteriormente o Príncipe Herdeiro Haakon), foi designado herdeiro do trono apesar de ser dois anos mais novo que ela.

A 24 de Maio de 2002, a Princesa Märtha Louise casou-se com o escritor Ari Behn, de Moss, Noruega, na Catedral de Nidaros, em Trondheim. O casal tem três filhas: Maud Angelica Behn, nascida a 29 de Abril de 2003, no Hospital Nacional, em Oslo; Leah Isadora Behn, nascida a 8 de Abril de 2005, em Bloksberg, Hankø; e Emma Tallulah Behn, nascida em Lommedalen a 29 de Setembro de 2008.





.

4 comentários :

Sara Rozante 24 de dezembro de 2009 19:37  

Muito bom, Dionatan.
Inclusive o príncipe Haakon subistituiu o pai há alguns anos atrás, quando esse teve problemas de saúde.
Linda família!

Com Jesus e Maria,
Sara Rozante

Dionatan da Silveira Cunha 25 de dezembro de 2009 19:40  

Sara,

A Monarquia da Noruega é um exemplo de democracia, de governo.

A Família Real é o símbolo nacional.

Saudações.

Dionatan da Silveira Cunha.

Domingos Sávio Paiva 1 de agosto de 2011 17:37  

Sou simpatizante da causa monárquica, e espero, sinceramente, que o povo brasileiro abra os olhos e reconheça ser a monarquia o modelo ideal, além de ser o único legal, porquanto esta famigerada república nos foi imposta goela abaixo.

Guilherme Marcondes 28 de maio de 2013 10:51  

Faltou informar que esses reis são evangélicos. Foram batizados na Igreja Evangélica Norueguesa (luteranos)

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP