terça-feira, 27 de abril de 2010

Noivado de Marie-Adelaide de Nicolay e Charles-Antoine de Liedekerke

É com grande prazer que transmitimos a notícia do noivado de Marie-Adelaide de Nicolay com o Conde Charles-Antoine de Liedekerke. A notícia foi divulgada na Europa no dia 20 de abril de 2010. 


_______________

A nota diz:

O Conde e a Condessa Louis-Jean de Nicolay
estão muito felizes em vos comunicar o noivado de sua filha
Marie-Adelaide
com o Conde Charles-Antoine de Liedekerke

* * *

O Conde e a Condessa Charles-Antoine de Liedekerke,
O Barão e a Baronesa de Woot de Trixhe,
O Conde e a Condessa Charles de Liedekerke
estão muito felizes em vos comunicar o noivado de seu neto
e filho
Charles-Antoine
com a Senhorita Marie-Adelaide de Nicolay

_______________


A noiva, Marie-Adelaide, é neta do Conde René de Nicolay e de Dona Pia Maria de Orleans e Bragança, condessa de Nicolay por casamento, nascida Princesa de Orleans e Bragança, (filha de Dom Luiz, o Príncipe Perfeito e irmã de Dom Pedro Henrique, sendo Dona Pia Maria, tia do atual Chefe da Casa Imperial do Brasil, Dom Luiz). O casamento de Marie-Adelaide de Nicolay será o primeiro casamento de um dos sete netos de Dona Pia Maria. Lembremos, a propósito, que Dona Pia Maria nasceu em 1913 em Boulogne-sur-Seine, durante o exílio da Família Imperial. Ela casou com o Conde René de Nicolay em 1948, em cerimônia presidida pelo Cardeal Grente na Capela do Arcebispado de Paris. O casamento durou apenas seis anos, pois o Conde de Nicolay faleceu em 1954, tendo deixado dois filhos, Louis Jean e Robert (não são dinastas no  Brasil, eis que conservam a nacionalidade francesa). Dona Pia Maria  educou os filhos, tendo que se encarregar também dos negócios da família. Ela promoveu o Castelo du Lude, belíssimo castelo dos Nicolay, na região do Sarthe (herdado dos Marqueses de Thalouet-Roy, família materna do Conde René), sendo dela a iniciativa do primeiro espetáculo na França não só de “som e luz” mas com personagens usando vestes antigas em encenação teatral. Ela  ali morreu no ano 2000. Alguns anos antes escreveu um interessantíssimo livro de memórias “Le temps de ma mère”, recordando a vida da mãe, Dona Maria Pia. A obra circulou apenas no meio familiar e pelo que sabemos está traduzido em português, esperando ser editado.

Sobre a descendência do Conde Réne e da Condessa Dona Pia Maria de Nicolay: o filho, Conde Louis Jean de Nicolay, nascido em 1949, é  formado em Direito, diplomado pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris, conselheiro geral da região do Sarthe. Casou em 1980 com a condessa Bárbara de Ursel de Bousies, da Casa dos Duques de Ursel, uma das grandes famílias da Bélgica.  Ela é irmã do Conde  Hubert, que morou alguns anos no Rio de Janeiro com sua esposa, nascida Condessa Philippine de Liedekerke (parente do Conde Charles Antoine), aqui nascendo seus filhos, Loic (1979) e Laetitia (1981), sendo todos muito ligados aos Orleans e Bragança. Tiveram quatro filhos: além de Marie-Adelaide, a mais velha, Marguerite (1984), o Conde Antoine (1988) e o Conde Arnaud (1991).

Já, o secundogênito, o Conde Robert de Nicolay, nascido em 1952, é diplomado pela Escola de Minas de Paris e pela Escola Nacional de Administração. Casou em 1983 com a Princesa Nathalie Murat, filha do príncipe Napoléon Murat (cineasta) e de Inês d´Albert de Luynes, da Casa dos Duques de Luynes, tendo quatro filhos: Irene (falecida tragicamente em 2007, com 21 anos, em conseqüência de uma queda de um cavalo), Louise  (1987), Elvire (1988) e o Conde René (1991).

Aguardemos, pois, mais notícias do futuro enlace.

1 comentários :

Theophilus 27 de abril de 2010 08:50  

Dionatan,
Parabéns pelo blogue.
Gostaria de sugerir-lhe uma postagem futura sobre os Habsburgos, bem como sobre as famílias nobres da Hungria (Eszterházy, Festetics, Széchényi etc).
Um abraço.

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP