quarta-feira, 26 de maio de 2010

Falece José Zamoyski Borbon

José Zamoyski Borbon

Faleceu na noite de sábado para domingo, 22/ 23 de maio, na aldeia de El Rocio (Almonte, Huelva), Espanha, de uma parada cardio-respiratória, José Zamoyski Borbon, aos 75 anos. Ele tinha parentesco próximo a vários integrantes da Família Imperial do Brasil, de seus “dois” ramos.

Trata-se de um neto do Príncipe Dom Carlos de Bourbon das Duas-Sicílias, infante de Espanha (1870-1949), irmão mais velho da Princesa Dona Maria Pia, Princesa Imperial do Brasil por seu casamento com o príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança. Dom Carlos casou em primeiras núpcias com a infanta de Espanha Dona Maria de las Mercedes, princesa das Astúrias (1880-1904), irmã e herdeira presuntiva por vários anos do rei Afonso XIII. Filha de Dom Carlos e D. Maria de las Mercedes, a infanta Isabel Alfonsa da Espanha (1904-1985) casou-se com João, Conde de Saryusz, Conde de Zamosc Zamoyski (1900-1962), que são os pais de Jose Zamoyski Bourbon, Conde Zamoyski. A infanta Isabel Alfonsa era prima irmã de nosso Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança.

O príncipe Dom Carlos casou em segundas núpcias com a princesa Luisa de Orleans, sendo pais, entre outras, das Princesas D. Maria de las Mercedes (mãe do rei Dom Juan Carlos) e de D. Maria de la Esperanza, esposa do príncipe Dom Pedro Gastão de Orleans e Bragança.

Foram avós paternos de José Zamoyski Borbon, o Conde André Zamoyski (1852-1927) e sua esposa, nascida Princesa Carolina de Bourbon das Duas-Sicílias (1856-1941).

Falecido na aldeia de El Rocio, o corpo de José Zamoyski Borbon, foi trasladado para o Palácio de Villamanrique de la Condessa, propriedade de Dom Pedro Gastão e de D. Esperanza, que ali faleceram, pertencendo hoje à sua filha mais velha, Dona Maria da Glória. O sepultamento ocorreu dia 26, na Igreja de El Salvador, onde já estão sepultados  Dom Carlos e sua segunda esposa, e também seu filho, o Príncipe Carlos (1908-1936), primo irmão e grande amigo de Dom Pedro Henrique, falecido na guerra civil espanhola.

Estavam presentes ao sepultamento Dona Maria da Glória e seu esposo, o Duque de Segorbe. Os Reis de Espanha mandaram uma mensagem de pesar e uma coroa de flores.

José Zamoyski Borbon era homem de fé religiosa e dedicava muito de seu tempo a obras de caridade. Integrava várias Irmandades, tanto em Madri, onde morava, como em Sevilha. Justamente, morreu na viagem que empreendeu para participar da anual romaria em honra da Virgem do Rocio, padroeira de Almonte, localidade próxima a Sevilha. Ele tinha casado fora dos círculos da realeza e da aristocracia, com Maria Navarro, deixando um filho, José Miguel Zamoyski. Dois de seus irmãos já são falecidos, restando apenas a irmã mais moça, Maria Teresa, monja carmelita descalça em Madri (Irmã Rocio).


Descanse em Paz




0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP