sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Falece o Duque Carlos Hugo de Bourbon-Parma, Duque de Parma e Piacenza


Faleceu no dia 18 de agosto de 2010, aos 80 anos de idade, Sua Alteza Real, o Duque Carlos Hugo de Bourbon-Parma, Duque de Parma e Piacenza, Chefe da Casa Ducal de Bourbon-Parma.

S.A.R., o Duque Carlos Hugo Xisto Roberto Luís Maria Jorge João Miguel Bento nasceu em Paris, a 8 de abril de 1930, era filho de S.S.A.A.R.R., o Duque Xavier e a Duquesa Magdalena de Bourbon-Parma, nascida Bourbon-Busset.

A juventude do Duque Carlos Hugo coincidiu com os últimos anos da III República Francesa e com a II Grande Guerra Mundial. Ao final dos turbulentos anos, o Duque partiu para o Canadá, onde fez seus estudos de Direito, completando-os, mais tarde, na Universidade de Sorbonne, graduando-se também, em Oxford, em Ciências Econômicas.

Em 1952, o Duque Xavier, pai do Duque Carlos Hugo, reivindicou publicamente o Trono espanhol. Em 1957, o Duque Carlos Hugo iniciou seus primeiros contatos com a juventude espanhola, representados pelo Grupo de Estudantes Tradicionais e o Movimento Trabalhador Tradicionalista. Neste mesmo ano, seu pai proclamou-o Príncipe da Astúrias e Duque de San Jaime, em 1964, assumiu o título de Duque de Madrid, consolidando-se o partido Carlista.


Em 1964, o Duque casou-se com a Princesa Irene dos Países Baixos, tendo, deste matrimônio, os filhos: Carlos Xavier (1970), Margarida e Jaime (gêmeos 1972) e Maria Carolina (1974).

Em 1977, o Duque Xavier faleceu deixando seu filho como Herdeiro. Em 1979, o Duque Carlos Hugo disputou as eleições espanholas, acumulando pouco mais de 19 mil votos, número insuficiente para eleger-se. A derrota fez com que rumasse com a Família para os EUA, onde lecionou em Harvard. Em 1999 retornou a Europa, passando a residir na Bélgica, e logo, na Catalunha, participando freqüentemente de atos culturais e representativos. Em 2 de agosto de 2010, o Duque fez divulgar nota relatando que estava fragilizado pelo câncer que lhe abatia desde 2008, sendo este o motivo de seu falecimento no último dia 18.


S.A.R., o Duque Carlos Hugo era primo de Dona Christine, nascida Princesa de Ligne, casada com o Príncipe Dom Antonio de Orleans e Bragança, pois sua mãe, a Princesa Alix de Ligne, nasceu Princesa do Luxemburgo, Nassau e Parma, sendo prima-irmã do Duque Carlos Hugo. A Princesa Alix é filha da falecida Grã-Duquesa do Luxemburgo, Carlota, e do Príncipe Felix de Bourbon-Parma, este, irmão do Duque Xavier, pai do Duque Carlos Hugo. 

O falecido Duque era Cavaleiro de Honra e Devoção da Soberana e Militar Ordem de Malta, Grão-Cruz da Ordem da Casa de Orange, Grão-Mestre da Ordem Constantiniana de São Jorge, Grão-Mestre da Ordem de São Luiz para o Mérito Civil, Grão-Mestre da Ordem de São George de Mérito Militar e Grão-Mestre da Ordem do Proscrita.


O funeral ocorre em parte em Barcelona, Holanda, no Palácio Noordeinde, em Piacenza e finalmente em Parma, onde será sepultado na cripta Familiar do Santuário de Santa Maria de la Steccata.


Descanse em Paz.


____________________________


A todos os interessados em manifestar os sentimentos de pesar a Família Ducal de Bourbon-Parma, basta enviar mensagem ao endereço eletrônico: carloshugo1833@yahoo.com.

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP