sábado, 28 de agosto de 2010

Hoje na História: Falecimento do Conde d'Eu



Há 88 anos falecia o Conde d’Eu.

Em 33 anos de exílio o Príncipe Louis Philippe Marie Ferdinand Gaston, Conde d’Eu, marido de nossa Princesa Isabel, amargou a dor da perda da sogra, a Imperatriz Dona Teresa Cristina, em 1889; do sogro, o Imperador Dom Pedro II, em 1891; dos filhos, o Príncipe Dom Antonio, em 1918 e o Príncipe Imperial Dom Luiz, em 1920 e da esposa, em 1921. Foram perdas irreparáveis ao Conde, que já acumulava 80 anos de vida.

O retorno a França natal, a vida no Castelo d’Eu, as recepções no Palacete de Bologne-sur-Seine, não minimizavam a falta dos sogros e do Brasil Imperial, mais tarde, quando o filho Dom Luiz se foi, o pai estremeceu, numa tristeza que um ano depois o deixaria ainda mais debilitado, com a morte da esposa.  
                                           
Em 1922, o governo republicano Brasileiro convidou a Família Imperial exilada para as comemorações do Centenário da Independência do Brasil, quando então Dona Maria Pia, Dom Pedro Henrique; Chefe da Casa Imperial do Brasil, Dom Luiz Gastão e o Conde d’Eu rumaram a bordo do navio Massília e Dom Pedro de Alcântara, a Condessa Maria Elisabeth e Dom Pedro Gastão a bordo do navio Curvelo, rumaram para o Brasil. Na noite de 28 de agosto, ainda no navio em direção ao Brasil, acompanhado de sua nora, Dona Maria Pia, o Conde d’Eu jantava com o comandante do Massília, quando, de um mal súbito, veio abraçar-se em sua nora, que, evitando a queda do sogro, o amparou. Mais tarde constataram que o Conde, naquele momento, havia perdido a vida. Alguns dias depois, desembarcou no Rio de Janeiro, a Princesa Dona Maria Pia, trazendo consigo a triste notícia da morte do sogro. O Conde d’Eu foi velado no Brasil e depois levado ao mausoléu francês de Dreux, para ser enterrado na Cripta da Família de Orleans, de onde saiu para ser transladado para o Brasil em 1953.

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP