quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Livro "Dom Luís de Orleans e Bragança – Peregrino de impérios"



Livro: Dom Luís de Orleans e Bragança: peregrino de impérios
Autor: Teresa Malatian
Edição: Alameda (11 3012-2400)
ISBN: 978-85-98325-96-5
Formato: 16 x 23 – brochura –pólen – 0, 370 kg – 270 páginas
  Aos monarquistas, enfim, uma boa notícia, já está à venda o livro “Dom Luís de Orleans e Bragança – Peregrino de impérios” da escritora Teresa Malatian.

De acordo com o press release da editora Alameda, responsável pela publicação, “a historiadora Teresa Malatian coloca em pauta a vida e a atuação política de D. Luís, numa retomada do tema do monarquismo durante a Primeira República, pouco estudado pela escassa historiografia sobre o assunto. Objeto de diversos artigos publicados em jornais e revistas, nunca D. Luís havia sido biografado na extensão de toda sua vida como foi agora, neste volume.

 “Em 26 de janeiro de 1878 nascia em Petrópolis D. Luís, segundo filho da princesa Isabel e Gastão d’Orléans, conde d’Eu. Após a proclamação da República, grandes transformações atingiram a família imperial brasileira, que passou a residir na França. Nesse contexto, D. Luís acabou por assumir a posição de príncipe imperial e manifestou-se publicamente no Brasil, ao longo de vários anos, em favor da restauração do trono.

No ano seguinte, assumiu o papel de príncipe imperial, em decorrência da renúncia do irmão mais velho, D. Pedro de Alcântara, à posição dinástica. Sua figura jovem, com formação militar, seu interesse pelo Brasil e pela política valeram-lhe ser apontado por Martim Francisco Ribeiro de Andrada como o “príncipe perfeito”, o primeiro desde a queda da monarquia a declarar-se pretendente ao trono”, completa o release.

Para além destas informações, aposta-se que o livro, tão aguardado pelos interessados em história, mas principalmente interessados em  Dom Luiz, trará novos detalhes sobre a vida do Príncipe Perfeito.

A autora Teresa Malatian é professora titular da UNESP, unidade de Franca, escreveu entre outras obras “Os Cruzados do Império” (Contexto), “Império e missão: um novo monarquismo brasileiro” (Companhia Editora Nacional). Dedica-se ao estuda da História do Brasil, muito especialmente da época do Império, inclusive, sendo amiga de muitos monarquistas. 

Aguarda-se para novembro o lançamento, no Rio de Janeiro e São Paulo, do livro.


____________________________

Visite o site da Editora Alameda

1 comentários :

Sara Rozante 14 de outubro de 2010 23:36  

Que boa notícia, prezado Dionatan!
Estou ansiosa por lê-lo.

Sara Rozante

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP