segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Instituto Moreira Salles promove exposição Retratos do Império e do Exílio, com fotografias da Família Imperial



"De 23/2 a 29/5/11, o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro apresenta a mostra Retratos do Império e do exílio, com 150 fotografias pertencentes ao acervo do príncipe dom João de Orleans e Bragança, curador da mostra ao lado de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS. Compõem a exposição retratos da família imperial brasileira, muitos inéditos (em especial do período do exílio após a proclamação da República), além de importantes imagens associadas a eventos que marcaram o Império, como as comemorações do fim da Guerra do Paraguai e a abolição da escravatura. Na noite de abertura da mostra (fechada para convidados), será realizada a mesa-redonda O imperador d. Pedro II e a fotografia brasileira no século XIX, com participação do pesquisador de fotografia e professor Joaquim Marçal, do escritor e fotógrafo Pedro Vasquez, de dom João de Orleans e Bragança e de Sergio Burgi.

Os visitantes poderão conferir registros de Marc Ferrez, agraciado pelo imperador com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa e também fotógrafo da Marinha Imperial; e Revert Henry Klumb, professor de fotografia das princesas Isabel e Leopoldina. Os dois mantiveram uma relação muito próxima com a família imperial – fotografaram momentos de maior privacidade no interior dos palácios, registrando imagens menos formais, em que os retratados se relacionam com a câmera de uma forma direta e menos mediada pelas exigências do cargo e da vida pública. Também estarão na mostra imagens de Alberto Henschel, Joaquim Insley Pacheco, Luiz Terragno, Otto Hess, entre os diversos fotógrafos atuantes no Brasil que integram o acervo, além de imagens dos fotógrafos retratistas europeus Félix Nadar e John Jabez Edwin Mayall, entre outros.

Na abertura da exposição Retratos do Império e do exílio será lançado o catálogo homônimo, com 40 imagens e texto de Sergio Burgi.



RETRATOS DO IMPÉRIO E DO EXÍLIO
Abertura (para convidados): 22 de fevereiro de 2011, às 20h
Mesa-redonda O imperador d. Pedro II e a fotografia brasileira no século XIX, com a participação de Joaquim Marçal, Pedro Vasquez, dom João de Orleans e Bragança e Sergio Burgi (mediador)

Exposição: de 23 de fevereiro a 29 de maio de 2011
De terça a sexta, das 13h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Entrada franca
Classificação livre
De terça a sexta, às 17h, visita guiada pelas exposições. Ponto de encontro na recepção.
Visitas monitoradas para escolas: agendar pelo telefone (21) 3284-7400.

Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (21) 3284-7400

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP