terça-feira, 26 de julho de 2011

"CULTURA IMPERIAL"

Acompanhe a reportagem do jornal "Diário do Vale" sobre a mostra de objetos da Família Imperial, que faz parte do Festival Vale do Café e estará exposto até 31 de julho na Câmara Municipal de Vassouras.



Cultura Imperial                                                      
      
                                                                                                                                                                        Divulgação
 
Débora R. Anibolete

"Uma viagem pelas várias gerações da Família Real do Brasil, através de um vasto acervo composto de objetos que marcaram a vida dos integrantes da realeza. A mostra de objetos que conta um pouco da vida dos descendentes de D. Pedro I que vivem no Brasil, está em exposição na Câmara Municipal de Vassouras, onde ficará até domingo.

A iniciativa da realização da mostra, foi de dois integrantes da família real que possuem uma forte ligação com o município de Vassouras. Os príncipes Dom Antônio e Maria Gabriela de Orleans e Bragança, que chegaram a passar parte da juventude na cidade.

- A Família Imperial possui uma propriedade em Vassouras, a fazenda Santa Maria. Através de um contato com uma amiga pessoal da família, a Câmara Municipal tomou conhecimento de que os príncipes tinham interesse em organizar a mostra. Para nós foi uma honra receber esse acervo tão rico, dando a possibilidade da população da cidade conhecer um pouco mais da vida dessa família que faz parte da história do nosso país - explica Soraia Costa, assessora de imprensa da Câmara de Vassouras.

A mostra faz parte da programação do Festival Vale do Café, que esse ano terá várias atrações culturais em Vassouras.

- Durante a realização do festival, muitas pessoas passam pela cidade, e a exposição será mais uma opção cultural para moradores e visitantes. Essa é uma oportunidade única, principalmente para os moradores da região, já que outras exposições como essa ficam disponíveis somente no Rio de Janeiro ou em Petrópolis - ressalta Soraia.

A exposição conta com mais de 100 objetos, como telas, fotos, objetos pessoais, porcelanas, documentos históricos, recortes de jornais, entre outros elementos que ajudam a contar os acontecimentos marcantes da história da Família Real. Um dos destaques da mostra é a árvore genealógica com a apresentação da família até os dias de hoje.

Alguns objetos que compõem a exposição foram produzidos pelos próprios príncipes, Dom Antônio e Maria Gabriela. O príncipe é responsável por quadros feitos em aquarela e fotografias. Já sua irmã, Maria Gabriela, assume a autoria de diversos quadros e porcelanas pintadas à mão.

- A exposição foi a forma que os príncipes encontraram de mostrar o quanto a cidade é importante na vida deles. Os visitantes têm se surpreendido com a mostra, pois poucas pessoas sabem da presença da Família Imperial em Vassouras - afirma a assessora.

A inauguração da exposição aconteceu na última sexta-feira e contou com a presença dos príncipes Dom Antônio e Maria Gabriela e do irmão deles, Dom Bertrand de Orleans e Bragança. Durante a solenidade, os príncipes agradeceram a oportunidade de mostrar um pouco da história da família.

- A cidade de Vassouras teve uma grande importância durante o período imperial. Essa exposição é um resgate não só da vida da Família Imperial, mas também da própria história da cidade - finaliza Soraia.
                                                                                                                                         Divulgação

Ligação histórica

A família imperial brasileira teve sua origem na família real portuguesa. Foi a soberana do Império do Brasil desde a sua fundação em 1822 até 1889 quando foi proclamada a república brasileira.

Nos tempos da monarquia, Vassouras era destino constante da família imperial, que se hospedava na fazenda Santa Maria, propriedade que mantém até hoje.

Em 1964 a cidade foi escolhida para domicilio de D. Pedro Henrique e da princesa Maria Elizabeth da Baviera. Dos 12 filhos do casal, oito chegaram a estudar no Colégio de Vassouras e no Colégio dos Santos Anjos, um dos mais antigos da cidade.

A exposição do acervo real não é a primeira experiência da família imperial em manifestações culturais da cidade. A família sempre prestigiou as exposições comemorativas do aniversário da cidade, em especial o casal D. Pedro Henrique e D. Maria da Baviera, que disponibilizavam quadros e porcelanas pintados por eles.

Serviço

A exposição pode ser vista até o próximo dia 31 de julho, domingo, das 12h às 22h, na Câmara Municipal de Vassouras, que fica na Rua Barão de Capivari, nº 20, no Centro da cidade. A entrada é gratuita. Mais informações: (24) 24919400.
Leia mais:

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP