segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Os 100 anos da Condessa de Paris, Dona Isabel de Orleans e Bragança

Completaria 100 anos no passado dia 13 de agosto de 2011, a falecida Condessa de Paris.


Nascida Dona Isabel Maria Amélia Luísa Vitória Teresa Joana Miguela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança e Dobrzensky de Dobrzenicz, Princesa de Orleans e Bragança, em 13 de agosto de 2011, era filha de Dom Pedro de Alcântara e da Condessa Dona Maria Elisabeth Dobrzensky de Dobrzenicz.

Condessa de Paris por casamento em 8 de abril de 1931, esposando Henri, Herdeiro do Trono francês, seria ela, se a Monarquia ainda fosse a forma de governo, a Rainha da França. Do seu casamento nasceram 12 filhos, 39 netos e 91 bisnetos.



Dona Isabel nasceu no exílio da Família Imperial do Brasil, na França, partindo de lá, pelo casamento, também para o exílio, desta vez o da Família Real da França, revogado apenas em 1950. Ao lado do marido desenvolveu importantes trabalhos em favor do partido orleanista francês, mantendo vida social ativa e contato com monarquistas franceses e brasileiros.



Autora de livros biográficos, a Condessa de Paris era conhecida por sua elegância e fineza. Reconhecida como uma das grandes matriarcas do Gotha, era na juventude, uma das mulheres mais bonitas da época. A forte presença de espírito, caráter, altivez e postura, fizeram da Condessa de Paris, mesmo na república francesa, uma Rainha.



Seu falecido primo, S.A.I.R., o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil (de 1922 a 1981), com quem passou toda sua infância em alegres momentos e a quem a Princesa convidou para ser padrinho de casamento, completou 100 anos em 2009. 

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP