sábado, 20 de agosto de 2011

S.A.I.R. o Príncipe Dom Bertrand na Inauguração do Centro Cultural Dona Joaquina, em Pompéu, Minas Gerais

"INAUGURAÇÃO DO CENTRO CULTURAL 'DONA JOAQUINA'

Neste sábado, 20 de agosto, às 17:00 horas, a Prefeitura de Pompéu estará inaugurando o Centro Cultural “Dona Joaquina do Pompéu”, composto pelo Museu e pelo moderno prédio “Belizário de Lacerda”, que abrigará a Secretaria de Cultura.

A data coincide com o aniversário da poderosa matriarca,. Dona Joaquina Bernarda da Silva de Abreu Castelo Branco Souto Maior de Oliveira Campos que nesta data nasceu há 254 anos, em 1752. Para se ter idéia da importância de Dona Joaquina, não só para a região, ou para a província, mas para o Império do Brasil, suas posses chegaram a 4 milhões de hectares de terras e ao falecer, aos 72 anos de idade em 1824 contava com 43.560 cabeças de gado, conforme consta de seu inventário realizado em 1825. Foi esta fortuna que lhe possibilitou enviar para a corte real, no Rio, todo o alimento necessário para alimentar a Corte Portuguesa que aportava no Brasil em 1808, com a vinda de Dom João VI para o Brasil. Dona Joaquina foi sepultada na capela do cemitério do Pompéu Velho, onde até hoje são sepultados muitos de seus descendentes.


O ponto máximo da solenidade será a inauguração do Museu, instalado no casarão construído por um bisneto de Dona Joaquina, Antônio Cândido Castelo Branco na Fazenda do Laranjo, há 140 anos. O casarão, construído em terreno que será ocupado por uma hidrelétrica, foi demolido, trazido para Pompéu e aqui reconstruído com o objetivo único de ser o museu.


Dom Bertrand de Orléans e Bragança


Mas, como dizíamos, o ponto alto da solenidade de inauguração será a presença de Sua Alteza Imperial e Real Dom Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança e Wittelsbach, que é bisneto da Princesa Isabel e trineto de D.Pedro II. Dom Bertrand cortará a fita inaugural e também será agraciado com a “Medalha Joaquina do Pompéu”


Para a solenidade espera-se a presença de cerca de 50 prefeitos e várias autoridades de várias partes do País, muitos deles, descendente de Dona Joaquina que casada aos 12 anos de idade, teve 10 filhos, 87 netos, 333 bisnetos, 1108 trinetos e estima-se que sua descendência já alcance hoje mais de 40.000 pessoas.


Na oportunidade, 19 pessoas receberão a “Medalha Dona Joaquina”, destinada a pessoas que contribuíram para o progresso de Pompéu.


Caber-nos-á a honra de conduzir de conduzir a solenidade."

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP