domingo, 10 de junho de 2012

Jubileu de Diamantes da Rainha Elisabeth II: 60 anos de estabilidade e confiança


A Rainha Elisabeth II completou no mês de junho de 2012 seu Jubileu de Diamante. São 60 anos a serviço da população e do Estado. 

A Soberana ajuda a personificar, através de suas ações e postura, o que se espera do uma monarquia parlamentar moderna. Como segunda Rainha mais longeva - a primeira é sua trisavó, a Rainha Victória –  a Rainha Elisabeth II foi coroada em 1953, Pela Graça de Deus, Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e de Seus Outros Reinos e Territórios, Chefe da Comunidade Britânica e Defensora da Fé. Descendente de Casas Reais como Oldenburg, Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg e Saxe-Coburgo e Gotha, tem parentescos com toda a Realeza Européia, inclusive com a Família Imperial Brasileira, compartilhando ascendentes com Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança, por exemplo, que além de ser legítimo descendente dos Imperadores do Brasil, é também descendente dos Saxe-Coburgo e Gotha, pelo seu bisavô, o Príncipe Luiz Augusto, Duque desta antiga Casa. Dom Luiz de Orleans e Bragança, atual Herdeiro dos Imperadores do Brasil, e os demais membros da Família Imperial, possuem parentesco com a Rainha Elisabeth II por sua trisavó, a Duquesa Victória de Nemours, nascida Saxe-Coburgo-Koháry – mãe do Conde d’Eu, também da Casa de Saxe-Coburgo e Gotha. 


Para além destas importantes relações de parentesco, pompas, vistosas cerimônias e grande representação sob o aspecto da tradição, pelas quais a Rainha é conhecida, Sua Majestade encarna valores e realizações caros a atual sociedade. É tida como conservadora em questões religiosas, moral, ética e vida particular. Foge do comum ao transparecer verdadeira figura de Estado, acima de questões políticas, efetivamente incompatíveis com representação que lhe é devida. Durante seus 60 anos de reinando, sua reputação ou popularidade jamais foi afetada, como prova pode ser citada a pesquisa apresentada pelo site da revista Veja, 24/05, que diz que “dois terços dos ingleses afirmam que o país seria pior sem a monarquia”, completando ainda que 80% dos britânicos querem a Monarquia e este índice se repete com relação a aprovação da Rainha. Graças a Monarquia, o Reino Unido é o único Estado em todo o mundo que há mil anos desfruta de prerrogativas que lhes dão direito, seja pela diplomacia ou por questões econômicas, a estar no grupo de países mais influentes do mundo, despontando sempre, através dos séculos, como potência.


Convém destacar que sob o reinado da Rainha Elisabeth II passaram 12 Primeiros Ministros britânicos, mostrando a vulnerabilidade e instabilidade de um cargo eletivo, equivalente a de um presidente de república. Aos que rechaçam o sistema monárquico, referindo que o monarca, neste caso parlamentarista, não tem efetivo poder, devem se lembrar de que a Rainha pode depor o Primeiro Ministro, convocar novas eleições, arbitrando em questões legislativas e discutindo os rumos da nação, sendo a responsável pela unificação dos territórios que compõem o Reino Unido da Grã-Bretanha e 15 outros países. Sob seu reinado estão democraticamente, não apenas o País de Gales, Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte, mas também Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu. A Rainha governa para grande parte do globo terrestre. 

As comemorações em torno do Jubileu de Diamante e a comoção popular digna da Monarquia caracteriza um sistema que não só conserva uma maioria de apoiadores e admiradores, mas sustenta uma grande nação. A Rainha Elisabeth II é a prova viva do poder que este regime tem sobre as pessoas e do quão benéfico é para um país.



Multidão nas ruas para comemorar o Jubileu de Diamante da Rainha Elisabeth II

Para comemorar esta data, o Palácio de Buckingham lançou o site  www.queenvictoriasjournals.org para brindar a todos com documentos e imagens históricas sobre a Rainha Victória. 

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP