terça-feira, 13 de outubro de 2015

Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas recebe a medalha "Príncipe Dom Pedro Augusto de Saxe-Coburgo e Bragança"

O Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, de de Ouro Preto, acaba de receber a medalha Príncipe Dom Pedro Augusto de Saxe-Coburgo e Bragança.

Medalha Dom Pedro Augusto de Saxe-Coburgo e Bragança destinada a instituições e personalidades que contribuíram para exaltar a memória do Príncipe e prestaram serviços ao Ramo de Saxe-Coburgo e Bragança da Família Imperial do Brasil

Mandada cunhar, na Europa, por Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança, a medalha é uma merecida homenagem ao Príncipe Dom Pedro Augusto de Saxe-Coburgo e Bragança, primeiro neto do Imperador Dom Pedro II.

Nascido em 1886 e criado sob os cuidados de Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina, Dom Pedro Augusto frequentou o colégio Pedro II e se formou engenheiro civil, em instituições públicas fundadas pelo avô. De notável inteligência, já com 23 anos, por seus méritos próprios, foi recebido como sócio no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Numismata, filatelista e mineralogista, Dom Pedro Augusto reuniu grandes coleções que eram admiradas pelos estudiosos, chegando a publicar trabalhos de pesquisa e ensaios profissionais, tidos hoje como livros raros. Patriótico e atento às questões nacionais, fez de sua casa um centro cultural informal, onde se discutia a literatura, as artes, as ciências, a economia e a política, reunindo intelectuais e personalidades brasileiras e estrangeiras.

Em 1889, Dom Pedro Augusto foi exilado com toda a Família Imperial, e por pelo desmedido amor a Pátria, onde havia nascido e que jamais iria rever, padeceu, mesmo recebendo cuidados dos familiares e de médicos, até a morte (1934), vitimado pelo golpe republicano.

Seu sobrinho-neto, Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança, confere a medalha a instituições e personalidades que tenham contribuído para exaltar a memória do Príncipe Dom Pedro Augusto de Saxe-Coburgo e Bragança. O Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, agraciado com a medalha, possui mais de 20 mil tipos de rochas e minerais de todo o mundo e abriga coleções de mineralogia, história natural, mineração, física, astronomia, topografia e uma biblioteca com mais de 23 mil volumes raros. 

Sobre Dom Pedro Augusto, o Blog Monarquia Já publicou um artigo marcando os 80 anos de seu falecimento. Saiba mais em http://imperiobrasileiro-rs.blogspot.com.br/2014/07/80-anos-do-falecimento-do-principe-dom.html

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP