Encontro Monárquico Sul Brasileiro discute temas ligados a História, a tradição e ao futuro do Brasil
Mais de 100 pessoas estiveram presentes ao Encontro Monárquico Sul Brasileiro, no sábado, 08 de novembro, no salão Season do Hotel Bourbon Convention, em Curitiba. Monarquistas de diversas partes do Brasil - inúmeros jovens e muitos decanos -, autoridades do Paraná e membros da sociedade local discutiram temas ligados a História, a tradição e ao futuro do Brasil.
Às 9h45, Dr. Mozart Heitor França, distinto advogado curitibano e presidente da Frente Dom Pedro II, pormotora do evento, deu boas vindas aos participantes. Tomou a palavra, na sequência, a Professora Clotilde Germiniani, que discorreu sobre os ilustres monarquistas, membros de entidades cívicas e culturais, falecidos no último período, elucidando seus contributos ao Estado do Paraná e ao Brasil.
A partir das 11h15, o Comandante Rui Alexandre Sabatke Gutierrez, Capitão-de-Mar-e-Guerra, palestrou sobre "a inserção da Marinha no contexto brasileiro", abrilhantando o evento com esplanações acerca do trabalho realizado, desde a época da Rainha Dona Maria I e do Rei Dom João VI, grande incentivador das Forças Armadas e da defesa do território nacional, até os dias atuais. Ficou evidente o contrastes na valorização da Marinha e de seus membros durante a Monarquia e a República. O palestrante mostrou as importantes contribuições da Marinha, que empreende trabalhos não só em sua área de responsabilidade. Os "návios da esperança" que levam assistência médica e educacional à comunidades ribeirinhas, esquecidas pelo governo da república, foram também apresentadas na palestra. Um dos participantes do evento, no espaço destinado as considerações, mencionou que "a Marinha, com sua missão de zelar pela defesa nacional, pelas garantias dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, é desprezada pelo governo republicano, em especial o atual (com fortes tendências comunistas) que faz dura campanha contra as Forças Armadas".
Na parte da tarde, os trabalhos foram reiniciados pela jornalista Zélia Sell, apresentadora do programa de rádio "Nossa História", no Paraná, que falou sobre as "Mulheres do Império e seus destinos".
Às 15h45, o médico e advogado, Dr. Laércio Lopes de Araújo iniciou sua palestra sobre as "Instituições políticas do Império do Brasil", onde com excelentes argumentos esclareceu detalhes da Constituição de 1824, defendo sua atualidade e perfeita aplicação nos dias de hoje. O "Poder Moderador", grande razão da estabilidade do Império, também foi explicado.
Finalizando o Encontro Monárquico Sul Brasileiro, o Príncipe Imperial do Brasil, S.A.I.R., Dom Bertrand de Orleans e Bragança fez brilhante conferência sobre o Brasil atual e o Brasil que queremos. Reforçando a superioridade da Monarquia e as fragilidades da república. "Engana-se quem pensa que na república elege-se quem se quer - ao contrário - escolhe-se entre três ou quatro candidatos já aprovados por partidos políticos", destacou o Príncipe. Ao término de sua palestra, Dom Bertrand foi ovacionado por toda platéia, que de pé, manifestava o orgulho e a satisfação em ver a disposição do Príncipe e da Casa Imperial em defender os interesses do Brasil e dos brasileiros.
0 comentários. Clique aqui para comentar também!