domingo, 6 de dezembro de 2009

VERGONHA: Solar D’El Rei, em Paquetá, que abrigou por diversas vezes Dom João VI, está prestes a desabar


O blog Diretório Monárquico do Brasil postou matéria interessantíssima, disposta no jornal O Globo, do dia 5 de dezembro de 2009. O artigo traz ao conhecimento público, o escabroso desapego à História, a cultura e a educação de nosso país. O Solar D’El Rei, prestes a desabar na Ilha de Paquetá, além de ser um dos grandes edifícios históricos do Brasil, abriga a única biblioteca da ilha. Veja a matéria abaixo:


Solar Del Rei, em Paquetá, está interditado
e espera reforma para não desabar


Publicada em 05/12/2009 às 18h58m



Jaqueline Costa

O GLOBO

RIO - Depois de ter sido a mais suntuosa propriedade de Paquetá e de ter hospedado por diversas vezes Dom João VI , o Solar Del Rei, em Paquetá, vive tristes dias.

Logo na entrada, uma placa adverte sobre a interdição e o risco de desabamento.

O imóvel, que abriga a única biblioteca da ilha, foi fechado pela prefeitura em 27 de outubro, após anos de abandono. A construção está caindo aos pedaços.

Em decorrência dos problemas no telhado, infiltrações e rachaduras se espalham por toda parte, o forro do teto está empenado e ameaça cair, e estão podres as esquadrias de madeira.

O muro da propriedade também corre o risco de ruir. Nas salas que abrigam duas carruagens do século XIX, a água escorre pelas paredes internas nos dias de chuva.

Para garantir a restauração do imóvel histórico, o Ministério Público Federal está movendo uma ação civil pública contra a Fundação Anita Mantuano de Artes do Rio (Funarj), proprietária do solar.

Mas a instituição informa que, como o imóvel está cedido para o município do Rio por prazo indeterminado desde 1976, cabe à prefeitura fazer a manutenção dele.

O município reconhece a responsabilidade e informa que está prevista uma obra emergencial, que inclui parte da cobertura, esquadrias e o muro.

Mas ainda não há data para começar, já que os R$ 667 mil orçados ainda não foram liberados. Segundo Paulo Vidal, coordenador da Subsecretaria municipal de Patrimônio Cultural, está prevista uma restauração completa, financiada pelo BNDES.

- A reforma emergencial deve durar seis meses e visa a dar segurança ao solar, ao acervo e às pessoas que lá trabalham.

Em seguida, assim que os trâmites do financiamento estiverem resolvidos, começará uma reforma completa, incluindo a parte de paisagismo, que custará cerca de R$ 1.900 - explica Paulo.


Em 21 de outubro, o Iphan realizou uma vistoria no local e constatou que o principal ponto de deterioração é o telhado.

Foi feito um novo ofício à prefeitura para que obras emergenciais sejam iniciadas logo.

Segundo o laudo, o imóvel está em franco estado de degradação interna e externa.

A visita anterior da instituição ao solar ocorreu em 2006, quando já haviam sido feitas recomendações para cessar o processo de ruína.





---------------




Fonte: O Globo

2 comentários :

Monarquia em Ação 9 de dezembro de 2009 08:30  

A administração pública na República desconhece o amor à história. Não há interesse em preservar e restaurar monumentos. A iniciativa privada é que tem salvo muitas relíquias do passado.

Marcelo de Souza 20 de janeiro de 2012 22:13  

Isso me causa profunfa tristeza. Tantos gastos astronômicos em pro de votos porque, em um país como o nosso, nunca se preserva patrimônios culturais e ainda mais de vultuosa importância. Toma posse um executivo e direciona gastos fabulosos contrários ao seu antecessor e por aí vai, independente de ser União, Estados ou Municípios. Infelizmente não provenho de verbas para tais reformas mas, como professor de Geografia contendo muitos mas, muitos e muitos alunos, exponho idéias contrárias a isso que vemos de país e ressalto que: Salve meu Rei e viva a Monarquia. Marcelo de Souza.

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP