sábado, 9 de janeiro de 2010

Hoje na História: Dia do Fico


S.M.I., o Senhor Dom Pedro I, Imperador do Brasil




" Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico "



O famoso “Dia do Fico” deu-se em 9 de janeiro de 1822. Data em que o Brasil teve a primeira grande prova do amor de seu primeiro Imperador.

O então Príncipe Regente do Brasil, o Príncipe Dom Pedro de Alcântara, futuro Dom Pedro I do Brasil, no dia 9 de janeiro de 1822, negando aos veementes pedidos das Cortes portuguesas, para seu retorno a Portugal e tendo recebido um manifesto pedindo que ficasse no Brasil, assinado por mais de 8 mil brasileiros, disse: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico". Num gesto que o indispôs com os portugueses e que afrontou o Rei Dom João VI, seu pai.

Se Dom Pedro tivesse cedido aos apelos das Cortes de Portugal, corria-se o risco do Brasil voltar a ser uma mera colônia, desfazendo-se todo o progresso que Dom João VI havia feito pelo Brasil na sua estada de 1808 a 1821.

Com o “Dia do Fico”, a Independência do Brasil estava próxima.

1 comentários :

Nuno Castelo-Branco 16 de janeiro de 2010 13:13  

O Brasil é independente desde que o Regente desembarcou em 1808.

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP