terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

DOM BERTRAND, PRÍNCIPE IMPERIAL DO BRASIL

S.A.I.R., o Príncipe Dom Bertrand

Está de aniversário hoje o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil. Comemora 69 anos de idade. A ele a homenagem e os melhores votos deste blog.

Dom Bertrand Maria José Pio Januário, nasceu em Mandelieu, na França, a 2 de fevereiro de 1941, sendo o terceiro dos doze filhos do Príncipe Dom Pedro Henrique, Herdeiro do Trono Imperial do Brasil e de Dona Maria, nascida princesa real da Baviera. Veio com sua família para o Brasil em 1945, estudando em escolas do Rio de Janeiro e de Jacarezinho, no Paraná. É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1964). Com a morte do pai, em 1981, seu irmão mais velho, Dom Luiz, passou a ser o representante dos princípios monárquicos brasileiros e chefe de Família Imperial, e ele (tendo em vista a renúncia do príncipe Dom Eudes ao trono em 1966) passou a usar o título de Príncipe Imperial do Brasil que a Constituição Imperial de 1824 dá ao príncipe herdeiro do trono brasileiro. Não só é o príncipe herdeiro, mas de fato é o braço direito de Dom Luiz, sendo seu principal conselheiro e estando a seu lado ou o representando várias vezes (o que fez particularmente em 2009 em vários eventos). É excelente orador e conferencista. Reside com Dom Luiz na capital paulista.

Já antes de Dom Luiz, pelo final dos anos 50, passou Dom Bertrand a integrar em São Paulo o Grupo de “Catolicismo”, grupo católico em torno do conhecido Prof. Plínio Corrêa de Oliveira, que em 1960 passou a denominar-se Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), hoje Associação dos Fundadores. Dom Bertrand é figura de relevo da entidade, tendo viajado, a seu serviço, ano passado, várias vezes ao exterior (Alemanha, Estados Unidos, Argentina). Em janeiro passado esteve em Roma para participar de um congresso no auditório do Pontifício Instituto Augustinianum, ao lado da Praça de São Pedro, que comemorou o cinqüentenário do livro “Revolução e Contra-Revolução”, obra fundamental do Prof. Plínio Corrêa de Oliveira. Coordena a campanha “Paz no Campo”, tendo mesmo um blog especializado.

Em 2009 Dom Bertrand esteve no Rio de Janeiro em maio representando o irmão nas comemorações dos 200 anos da Polícia Militar do Rio de Janeiro (a quem foi outorgada por Dom Luiz o título de Imperial). Com toda a Familia Imperial esteve no mês seguinte muito unido a Dom Antonio e sua família, por ocasião da trágica morte do sobrinho Dom Pedro Luiz.  Participou notadamente das solenes missas fúnebres celebradas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Também no Rio de Janeiro esteve em setembro ao lado de Dom Luiz no XX Encontro Monárquico e na missa celebrada por ocasião do centenário de nascimento de seu pai, Dom Pedro Henrique; para um Encontro Monárquico esteve em Sabará, Minas Gerais. Em agosto esteve em Vila Velha, no Espírito Santo, proferindo palestra na Universidade local intitulada: “Brasil, país predestinado a um futuro glorioso”. Em setembro esteve no Paraná, indo a Curitiba (onde concedeu entrevista na Rádio Educativa sobre a Semana da Pátria), Cascavel, Palotina, Toledo, Maringá e Londrina realizando encontros com estudantes e lideranças monárquicas e proferindo palestras. Em Itu, S. Paulo, em outubro proferiu uma palestra para cerca de 550 pessoas, abrindo a Semana de Estudo de Educação do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. Na capital proferiu uma palestra para a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Fez visitas ainda a outras cidades, participando de eventos em Ribeirão Preto e Sertãozinho. Não temos a pretensão de elencar aqui toda a grande atividade desenvolvida ano passado por Sua Alteza.

Dom Bertrand recebeu em abril a Ordem do Mérito Judiciário Militar, no grau de Alta Distinção; no Dia de Caxias, em Brasília, recebeu a Medalha do Pacificador, a mais alta comenda do Exército Brasileiro. O Príncipe é grão-cruz das Ordens Imperiais brasileiras, da Rosa e de Pedro I. É bailio honorário e grão-cruz da Ordem Soberana de Malta e grão-cruz da Ordem Contantiniana de São Jorge, da Casa Real das Duas-Sicílias.

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP