domingo, 5 de setembro de 2010

Preparativos para a festa da Independência



O mais antigo monumento do Rio de Janeiro, a estátua eqüestre que homenageia o Imperador Dom Pedro I, na Praça Tiradentes, no centro da cidade, foi lavada para as comemorações dos 188 anos da Independência do Brasil.

A ação que contou com a mão de obra de mais de 10 pessoas e mais de 9 mil litros de água, foi promovida pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, através da Gerência de Monumentos e Chafarizes em parceria com a Comlurb e a Rioluz.

O monumento foi inaugurado em 30 de março de 1862, numa cerimônia presidida pelo Imperador Dom Pedro II, que reuniu milhares de pessoas. O ano ficou marcado como sendo o da inauguração do maior monumento [até então] do Brasil. 

O conjunto de estátuas conta com grandiosa estrutura, possuindo mais de 15 metros de altura e mais de 50 toneladas de bronze, sendo assinado pelo famoso escultor francês Louis Rochet. Nela pode-se ver Dom Pedro I, primeiro Imperador do Brasil, empunhando sua espada [roubada do monumento], acompanhado de 4 outras representações da vida e da história brasileira, os Rios: Amazonas, Paraná, São Francisco e Madeira. Esta mesma obra, que hoje ainda permanece com sendo um dos maiores monumentos destacado a homenagem da América Latina, foi alvo de discussões na década de 30, quando deputados da república levantaram a hipótese de derreter ou desmanchar para vender o monumento, no intuito de pagar parte da dívida externa. O bom senso venceu e a belíssima obra de arte permanece intacta, apesar da ação do tempo e do descaso com a História do Brasil.    

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP