segunda-feira, 18 de abril de 2011

Falece a Princesa Dona Teresa, última neta da Princesa Isabel, a Redentora


Faleceu em Estoril, Portugal, na madrugada do dia 18, a Princesa Dona Teresa de Orleans e Bragança, última neta viva da Princesa Dona Isabel, a Redentora.





A Princesa Dona Teresa no Terreiro do Paço, em Portugal, na Recepção ao Papa Bento XVI, em 2010. Foto exclusiva, de Maria Menezes do Blog Família Real Portugeuesa.




Nascida em Boulogne-sur-Seine à 18 de junho de 1919, a Princesa Dona Tereza Teodora de Orleans e Bragança e Dobrzensky de Dobrzenicz, era filha de Dom Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança, filho da Princesa Isabel que renunciou seu direitos ao Trono do Brasil e, da Condessa tcheca, Dona Elisabeth Dobrzensky de Dobrzenicz. Era irmã da Condessa de Paris; Dona Isabel, da Duquesa de Bragança; Dona Maria Francisca e dos Príncipes Dom Pedro Gastão e Dom João, todos falecidos.

Dona Teresa dedicou parte da sua vida ao trabalho voluntário em postos de atendimento aos necessitados na Europa. Foi também participante ativa da Cruz Vermelha. Com a morte do pai, cuidou de sua mãe até o fim da vida. No dia 7 de outubro de 1957 casou, em Sintra, com o empresário do ramo industrial, Ernesto António Maria Martorell y Calderó (1921-1985), tendo duas filhas, Dona Elisabeth e Dona Nuria.


Com a morte de Dona Teresa, aos 91 anos, acaba-se um ciclo. Dona Teresa representava a ligação física com o Império, remanescente ainda dos tempos de sua avó, Dona Isabel, que assinou a Lei Áurea, e do avô, o Conde d’Eu, herói da Guerra do Paraguai.


Neste momento de grande dor, unimo-nos a todos aqueles enlutados, muito especialmente as filhas, Dona Elisabeth e Dona Nuria. A toda Família Imperial, Família de todos os brasileiros, manifestamos nossas condolências.


Do blog, Dona Teresa recebe nossas mais sinceras homenagens.


Que descanse em Paz.

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP