Mensagem do Instituto Pró Monarquia sobre o falecimento da Princesa Dona Teresa de Orleans e Bragança
+
"Cumprimos o dolorido dever de comunicar aos monarquistas brasileiros e amigos da Família Imperial o falecimento, na madrugada do dia 18, em sua residência no Estoril, Portugal, de Sua Alteza Real a Princesa D. Teresa Teodora de Orleans e Bragança e Dobrzensky de Dobrzenicz, última neta sobrevivente da Princesa D. Isabel, a Redentora.
Filha mais nova do Príncipe D. Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança, nascida em 1919, era assim prima-irmã do Príncipe D. Pedro Henrique de Orleans e Bragança, pai e antecessor do atual Chefe da Casa Imperial do Brasil, S.A.I.R. o Príncipe D. Luiz; e tia do Chefe da Casa Real portuguesa, S.A.R. D. Duarte, Duque de Bragança.
Casou-se em 1957 com o Sr. Ernesto Martorell y Calderó, falecido em 1985, tendo dele duas filhas, Elizabeth e Nuria, com quem compartilhou seus últimos anos de vida, marcados pela insidiosa enfermidade - encarada com ânimo decidido e espírito sobrenatural - que terminaria por vitimá-la.
Ao completar 90 anos teve as seguintes expressões: “O segredo para se chegar a essa idade é ser feliz e uma boa cristã, amar a Deus e acreditar sempre. Se não perdermos essas capacidades, conseguimos ultrapassar tudo”.
Radicada em Portugal, D. Teresa conservou sempre grande afeição pelo Brasil, onde cultivava muitas relações e amizades, aqui vindo freqüentemente. Tinha particular estima pelo Príncipe D. Luiz, com quem esteve várias vezes, a última delas em 2008 no Rio de Janeiro por ocasião das comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real Portuguesa.
Externando respeitosamente às Famílias enlutadas nossas sentidas condolências, rogamos a todos os amigos da Família Imperial um ato de piedade pelo eterno descanso da ilustre Princesa brasileira."
Pró Monarquia
0 comentários. Clique aqui para comentar também!