quinta-feira, 19 de maio de 2011

Notícias da Missa de 7º dia por S.A.I.R., a Princesa Senhora Dona Maria, no Rio de Janeiro

Celebrada hoje, no Rio de Janeiro, a missa de 7º dia em sufrágio da alma de S.A.I.R., a Senhora Dona Maria, de jure Imperatriz Mãe do Brasil, que teve lugar na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, ou seja, na antiga Catedral, antiga Capela Real e Imperial, o local de todos os grandes eventos religiosos da época da monarquia.


A igreja ficou lotada para a celebração
(Clique para ampliar)

Como já noticiamos, presidiu a celebração o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, com ele concelebrando o Bispo de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso,  o Abade Emérito do Mosteiro de São Bento, Dom José Palmeiro Mendes, o Capelão da Imperial Irmandade do Outeiro da Glória, Mons. Sérgio Costa Couto, o Padre Jorge Luiz Neves Pereira da Silva (conhecido como Padre Jorjão) e outros sacerdotes. O  maestro Antônio Pedro de Almeida, do Seminário São José, dirigiu o coral da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que atuou na celebração.

A Família Imperial no momento do abraço da paz. Da esquerda para a direita: Dom Bertrand, Dona Isabel, Dom Antonio e Dona Christine. Ao fundo Dona Eleonora, o Príncipe Michel de Ligne, Dona Maria Teresa e o senhor Hessel de Jong
(Clique para ampliar)

Na primeira fila: Dom Eudes e filha, Dona Fátima e Dom Pedro de Alcântara, na segunda fila, Dom Alberto, Dona Maritza, Dona Claudia e Dom Francisco. 
(Clique para ampliar)

A grande igreja ficou absolutamente lotada com monarquistas, alguns vindos de outros Estados, e amigos da Família Imperial, aí podendo ser citada a monarquista centenária Dona Margarida Lara. Estiveram presentes todos os filhos de Dona Maria – inclusive, vindos da Bélgica, Dona Eleonora, com o marido, o Príncipe Michel de Ligne, e Dona Maria Teresa, também com o marido, o senhor Johannes Hessel de Jong. Apenas não compareceu  o primogênito, S.A.I.R., o Senhor Dom Luiz, Chefe da Família Imperial do Brasil, impedido por seu estado de saúde. Boa parte dos netos de Dona Maria também compareceram e no final da celebração subiram todos até o presbitério, onde alguns disseram palavras em homenagem à avó muita querida. Estavam também na missa o primo, Príncipe Dom João Henrique de Orleans e Bragança, acompanhado do filho Dom João Filipe.

A Guarda de Honra de Honra do Batalhão do Imperador, do Exército Brasileiro, prestou serviços. O cerimonial foi organizado pelo monarquista Ohannes Kabderian.

No dia 20 de maio de 2011, outra missa será celebrada em homenagem a Princesa Dona Maria, em São Paulo, na Igreja Nossa Senhora do Brasil, no Jardim América, às 12h45m.



___________

Fotos de Luis Mendes, exclusividade do blog Monarquia Já

1 comentários :

Anônimo 20 de maio de 2011 18:59  

A missa também foi uma justa homenagem a esta iluste personalidade.Estive lá e me emocionei muito.

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP