O casamento do Príncipe Jorge Frederico da Prússia com a Princesa Sofia de Isenburg
Celebra-se um garnde casamento principesco este sábado, 27 de agosto, em Potsdam, na Alemanha. O Herdeiro do Trono Imperial da Alemanha e Real da Prússia, Príncipe Jorge Frederico, vai casar com a Princesa Sofia de Isenburg. Estão sendo esperados cerca de 700 convidados, notadamente numerosos membros da Realeza européia e da nobreza alemã. Este evento será muito especial, logicamente, para os alemães, mas não só. O casamento será importante também para os admiradores da monarquia e das Famílias Reais, Imperais e Principescas do mundo, pois é cada vez mais raro, tanto nas Famílias Reinantes e não Reinantes, o casamento em igualdade de nascimento.
O Príncipe Jorge Frederico da Prússia tem 35 anos, sendo trineto do Kaiser Guilherme II, último Imperador da Alemanha. É filho do Príncipe Luis Ferdinando, que morreu em 1977, com 33 anos, quando o filho tinha apenas um ano de idade, num acidente quando prestava seu serviço militar. Sua mãe é a Princesa Donata, nascida Condessa de Castell-Rüdenhausen, de uma grande família da nobreza alemã (família meditizada, considerada igual às famílias reais). Jorge Frederico tornou-se o Herdeiro dos Tronos Imperial da Alemanha e Real da Prússia em 1994, quando morreu seu avô, Luis Ferdinando, neto do Kaiser Guilherme II.
O Príncipe estudou em escolas da Alemanha e passou uma temporada num colégio na Escócia. Estudou Administração, especializando-se em gestão de negócios, sendo hoje consultor de empresas, em Rostock. Serviu o Exército por dois anos, sendo major (comandante) da reserva da 10ª Panzerdivision em Sigmanringen. Ainda como estudante, passou seis meses no Equador, e ao que se diz adora a América Latina e a língua espanhola.
É de se notar também que a mãe do Príncipe Jorge Frederico da Prússia, viúva, casou em segundas núpcias com o Duque Frederico Augusto de Oldenburgo, pai (pelo seu primeiro casamento com a Princesa Maria Cecília da Prússia) do Duque Paul de Oldenburgo, que se converteu ao catolicismo, sendo um dos dirigentes da TFP alemã, muito amigo dos Príncipes Dom Luiz, Chefe da Casa Imperial do Brasil e de Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil.
A Princesa Sofia de Isenburg, que tem 33 anos, pertence a uma família nobre da região do Reno, conhecida desde o séc. X. Já no século seguinte usavam o título de Condes, sendo Condes do Santo Império desde 1442. Foi por um momento família soberana, num dos numerosos pequenos Estados da Alemanha. A I linha, a que Sofia pertence, de Birstein, sendo Príncipes do Sacro Império desde 1744. A família foi mediatizada depois do Congresso de Viena – como os Castell acima citados - ou seja, é considerada igual às famílias soberanas da Europa. O trisavô da Princesa Sofia, Carlos, Príncipe de Isenburg e Büdingen (1838-1899), converteu-se ao catolicismo, tendo casado com a Arquiduquesa Maria Luisa da Áustria, filha do Grão-Duque Leopoldo II da Toscana e da Princesa Maria Antonieta de Bourbon das Duas-Sicílias (irmã da imperatriz do Brasil Dona Teresa Cristina).
A Princesa Sofia é uma dos cinco filhos do atual Chefe da Família, Francisco Alexandre, Príncipe de Isenburg e de sua esposa, Cristina, nascida Condessa de Saurma. É neta paterna do Príncipe Francisco Ferdinando e de Irina, Condessa Tolstoy, da nobreza russa. É neta materna do Conde Acácio de Saurma, Barão de Jelsch, e de Maria Blanca, Condessa de Maldeghem. Uma irmã da Princesa Sofia, Catarina, é casada com o Arquiduque Martin da Áustria, e outra, Isabela, é a esposa de Carlos, Príncipe de Wied.
A noiva trabalhava até agora em Berlim, como consultora de organizações sem fins lucrativos.
Sendo o noivo evangélico e a noiva católica, será um casamento misto. Possivelmente houve uma dispensa da Igreja Católica para a celebração do matrimônio com o rito protestante, mas se informa que estará presente, tendo alguma atuação da cerimônia, o Padre Gregório Henckel de Donnersmarck (conde de Donnersmarck), abade da Abadia cisterciense de Heiligenkreuz, perto de Viena.
Na noite do casamento será oferecido um jantar de gala para 370 convidados e na véspera da celebração terá lugar um concerto em benefício da Fundação Princesa Kira da Prússia (que leva o nome da avó do príncipe Jorge Frederico).
O casamento será transmitido ao vivo pela rede RBB.
1 comentários. Clique aqui para comentar também!