segunda-feira, 14 de maio de 2012

Convite: Princesa Isabel - A Redentora de Carne e Osso

Biblioteca Fazendo História discute as várias facetas da Princesa Isabel

DEBATE PROMOVIDO PELA REVISTA DE HISTÓRIA DA BIBLIOTECA NACIONAL SERÁ NO DIA 15 DE MAIO

Clique para ampliar


Robert Daibert Júnior, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, e a historiadora Maria de Fátima Moraes Argon estarão juntos no evento Biblioteca Fazendo História, cujo tema será “Princesa Isabel: a redentora de carne e osso”. O debate, promovido pela Revista de História da Biblioteca Nacional, acontece no próximo dia 15, às 16h. Os estudiosos vão discutir a vida da herdeira do trono de D. Pedro II.
Autor do livro “Isabel, a ‘redentora’ dos escravos: Uma história da princesa entre olhares negros e brancos”, Daibert Júnior convida os participantes a mergulharem nos meandros que envolveram a formação da princesa, desde sua infância, passando pelo casamento e por suas regências. Estudiosa de retratos fotográficos de D. Isabel, Maria de Fátima Moraes Argon é profunda conhecedora do maior acervo de objetos da monarquia brasileira, o Museu Imperial, em Petrópolis, Rio de Janeiro.

 
O evento integra a programação da série de debates Biblioteca Fazendo História, que acontece todo mês no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. A presença no evento dá direito a certificado de participação, que pode ser utilizado por alunos e professores como horas de atividades complementares. O debate também pode ser acompanhado em tempo real pelo site www.institutoembratel.org.br e pelo twitter da revista (@rhbn).

Os palestrantes
Robert Daibert Júnior é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora e autor de “Isabel, a ‘redentora’ dos escravos: uma história da princesa entre olhares negros e brancos”. Robert assina o artigo ‘Entre o trono e o altar’, que integra o dossiê da edição de maio da Revista de História da Biblioteca Nacional.

Maria de Fátima Moraes Argon é historiadora, arquivista e pesquisadora do Instituto Histórico de Petrópolis.
O evento
Biblioteca Fazendo História é uma série de debates mensal realizada pela Revista de História da Biblioteca Nacional, cujo objetivo é discutir temas relevantes da História do Brasil abordados em cada edição da revista.

A revista
Lançada em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional é a única em seu segmento editorial especializada em História do Brasil e traz, a cada mês, reportagens e artigos assinados por importantes historiadores e sociólogos. A publicação, que tem patrocínio da Petrobras, é mensal e vendida em bancas de todo o país. Seu conselho editorial é formado por Alberto da Costa e Silva, Caio César Boschi, João José Reis, José Murilo de Carvalho, Laura de Mello e Souza, Lilia Schwarcz, Marieta de Moraes Ferreira, Ricardo Benzaquen e Ronaldo Vainfas.

 
Serviço
Biblioteca Fazendo História. Auditório Machado de Assis, Fundação Biblioteca Nacional (Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro). Dia 15 de maio, às 16h. Informações: (21) 2220-4300, ramal 215. Inscrições no próprio local. Entrada franca, com direito a certificado de participação.

Para mais informações entre em contato com Luana Rocha luana.rocha@belemcom.com.br ou Marlene Duarte marlene.duarte@belemcom.com.br, ou ligue para (21) 2555 8926. Siga-nos no Twitter @belemcom e no facebook.com/belemcom.

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP