sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dom Carlos e Dona Walburga Tasso de saxe-Coburgo e Bragança são homenageados no Brasil


Quem está mais uma vez no Brasil é Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança. Ele veio acompanhado de sua esposa, a Senhora Dona Walburga, nascida Arquiduquesa da Áustria. Esteve no Rio Grande do Sul onde pôde visitar familiares e amigos, incluindo-se aí o idealizador do Blog Monarquia Já, Dionatan da S. Cunha e o reconhecido monarquista, Dr. Aécio Beltrão. Dom Carlos e Dona Walburga estiveram também no Rio de Janeiro para o mesmo fim e em 30 de outubro rumaram para Treze Tílias - uma cidadezinha de colonização austríaca de Santa Catarina, onde foram homenageados.  

A pequena Dreizehnlinden, como também é conhecida a cidade de Treze Tílias foi fundada por imigrantes do Tirol Austríaco e Italiano em 1933.  5 anos depois de sua fundação, a cidade recebeu a ilustre visita de membros da Família Imperial brasileira. O Príncipe Dom Pedro de Alcântara, a Condessa Dona Elisabeth, acompanhados da Princesa Dona Teresa Cristina e o Barão Lamoral Taxis von Bordogna und Valnigra (pais de Dom Carlos), vindos do terrível exílio imposto pela república, conhecer as regiões brasileiras, empreenderam histórica viagem a São Paulo, Rio de Janiero, Paraná e Santa Catarina,  desbravando as áreas ainda pouco habitadas das terras brasileiras. Foi a primeira vez que a Princesa Dona Teresa Cristina pisou sobre o solo de sua pátria. A Princesa sendo descendente da segunda filha do Imperador Dom Pedro II, nasceu no exílio a que a Família foi submetida, sendo reconhecida brasileira, assim como sua descendência. Dreizehnlinden foi uma das inúmeras localidades visitas.  Desta viagem, os arquivos de Dom Carlos contam muito... Muitas fotos foram feitas e, inclusive, mesma naquela época, pequenos filmes. Em 1938, Treze Tílias ofereceu, de acordo com sua humildade e dignidade, o melhor para os ilustres visitantes. Depois de 74 anos, o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, o Consulado da Áustria naquele Estado e a Prefeitura de Treze Tílias, se reuniram numa Sessão Solene comemorativa a imigração austríaca, homenageando Dom Carlos e Dona Walburga Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança.
 
No Castelo Thaler, residência do fundador da cidade, a Princesa Dona maria Francisca, o Príncipe Dom Pedro de Alcântara, a Princesa Dona Teresa, a Sra. Consulesa da Áustria, a Condessa Elisabeth, a Princesa Dona Teresa Cristina, o Barão Lamoral e o Cônsul da Áustria

A Princesa Dona Teresa Cristina lidera a comitiva pelos sertões do Brasil

Dona Teresa Cristina, a Sra. Consulesa da Áustria e o Príncipe Dom Pedro de Alcântara

O Barão Lamoral e o Padre, depois Monsenhor, João Reitmeier

O Barão Lamoral, a Princesa Dona Teresa e a Princesa Dona Teresa Cristina vão ao encontro do Padre Reitmeier

O Padre e o Barão Lamoral

O grupo de viajantes, da esquerda para direita, em pé: Andreas Thaler, Dom Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança, o Barão Lamoral, o Cônsul da Áustria. Sentadas: a Sra. Consulesa, Dona Maria Francisca (depois Duquesa de Bragança e de jure Rainha de Portugal), a Condessa Elisabeth, a Princesa Dona Teresa Cristina de Saxe-Coburgo-Gotha e Bragança e a Princesa Dona Teresa 

Despedida: Dom Pedro de Alcântara cumpimenta e agradece Andreas Thaler, atrás, Dona Elisabeth também cumprimenta o Cônsul da Áustria, ao lado, faz o mesmo a Princesa Dona Teresa Cristina com a Consulesa

O grupo se despede de Dreizehnlinden e toma o veículo para retomar a viagem a outro destino
 

De acordo com o atestado pela população e os jornais locais, o hotel Tirol foi palco de uma noite histórica no último dia 30. Foi a oportunidade de revisitar o passado e comtemplar o presente. Na Sessão Solene, fizeram uso da palavra as autoridades locais, o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina – Senhor Augusto Cesar Zeferino, a Cônsul Honorária da Áustria, Sra. Anna Lindner von Pichler, e os homenageados Dom Carlos e Dona Walburga.
 
Os homenageados em destaque
Foto: Você Cidade

Dom Carlos em seu discurso 
Foto: Você Cidade

Dona Walburga também fala aos presentes
Foto: Você Cidade

O Prefeito do múnicipio
Foto: Você Cidade
 
 
A Cônsul da Áustria em Santa Catarina, Sra. Anna Lindner von Pichler  
Foto: Você Cidade 

O Prefeito e Dom Carlos
Foto: Você Cidade

O Presidente do IHGSC e Dom Carlos
Foto: Você Cidade

O discurso do Sr. Augusto Cesar Zeferino, Presidente do IHGSC, idealizador do evento
Foto: Você Cidade

Grande número de pessoas no salão de eventos do hotel Tirol em Treze Tílias
Foto: Você Cidade
 

Transcrevemos o discurso da Sra. Anna, que de maneira emocionada traz fatos da fundação da cidade e da bela viagem realizada pelos pais de Dom Carlos: 

“Foi com grande satisfação, que recebemos o convite do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina Dr. Augusto César Zeferino, para participarmos desta sessão solene, com a presença de membros da família imperial brasileira e austríaca, na pessoa de Sua Alteza Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança, e sua Excelentíssima esposa Sra. Walburga conhecida como a Dona Walli. 

Tenho a honra de afirmar que, se estamos aqui, neste momento tão especial, ladeados por tão ilustres personalidades, foi porque nossos antepassados não hesitaram quando a vida exigiu deles atitudes que fariam história. 

Foi na década de trinta, quando a Europa toda encontrava-se mergulhada em uma grave crise econômica, que a Áustria passou a enfrentar um dos momentos mais críticos de sua existência. 

Sofrendo com as consequências nefastas da primeira Guerra Mundial e com a queda do Império Austro-Húngaro, seu território sofreu uma tamanha fragmentação, chegando a perder 70% de sua área territorial.

 Para os pequenos agricultores, iniciou-se um malfadado período principalmente para as numerosas famílias de então, cujos filhos mais velhos herdavam as terras, nada restando aos demais filhos. 

Foi quando um homem de grande visão, procurando uma solução para amenizar esta grave situação, mudou o curso da história para muitos austríacos. 

Era o Ministro da Agricultura e Economia Florestal da Áustria, Andréas Thaler, experiente e influente político, que idealizou um grande e minucioso projeto de imigração. Visitou a América do Sul em busca de um lugar seguro para sua gente. Esteve no Chile, no Paraguai, na Argentina, mas sua decisão recaiu sobre o Brasil. Era 13 de outubro de 1933, quando aqui chegou com os primeiros 84 imigrantes. Durante os cinco anos conseqüentes, foram organizados mais 14 transportes, totalizando a vinda de 789 pessoas.

Após a viagem de navio e para chegarem ao seu destino, os imigrantes precisaram enfrentar ainda, longos trechos percorridos durante dias por via férrea, e os últimos quilômetros a pé, conduzindo pesadas carroças com suas bagagens e os corações carregados de esperanças. 

Esta atitude corajosa chamou a atenção até da família Imperial que em março de 1938, veio até este nascente vilarejo, fazer uma visita de cortesia ao seu fundador. 

A pequena Dreizehnlinden teve então o privilégio de receber Sua Alteza Imperial, Dom Pedro de Orleans e Bragança, neto de Dom Pedro II, sua esposa Elizabeth e suas filhas as princesas Maria Francisca e Teresa Maria. 

Acompanhavam ainda a comitiva, o casal Barão e Baronesa Lamoral Tasso de Saxe-Coburgo, que eram justamente os progenitores de nosso ilustre visitante, hoje aqui presente, Dom Carlos. 

Podemos então imaginar, a felicidade e as preocupações do Ministro Thaler, anfitrião durante uma semana, dos distintos hospedes, que tiveram a grandeza de se aconchegar a um lugar onde tudo dependia da força do seu trabalho, com um oceano de distancia do progresso que haviam experimentado no velho mundo. 

Que belo gesto: a Família Real, conhecendo in loco, o trabalho dos destemidos imigrantes, que acolheram os ilustres visitantes com muito carinho, surpreendendo-os diariamente com diferentes apresentações culturais, encantando a todos. 

Nesta noite, queridos convidados e amigos trezetilienses, após 74 anos daquele marcante acontecimento, mal contemos nossa alegria em estarmos na presença do filho daquele honorável Barão, cuja visita primeira foi de tamanha importância, que mereceu um capitulo inteiro no livro que conta a história desta cidade e deste povo.

Hoje somos nós os personagens da versão atualizada e benfazeja daquela mesma história. 

Somos agradecidos pelo legado de conquistas que nossos pioneiros não puderam colher. 

Mas a semente do seu trabalho, suplantou intempéries e frutificou neste quinhão, que hoje chamamos com muito orgulho de “Tirol Brasileiro” , titulo este, de autoria do nosso querido amigo e respeitado jornalista, Moacir Pereira. 

Recebam pois, Suas Altezas Dom Carlos e Dona Walburga, o carinho de todos os moradores de Treze Tílias, com o mesmo calor do abraço que uniu nossos antepassados. 

Quiçá, possamos legar aos nossos descendentes, semelhante galhardia que moveu nossos pais, nossos avós e tantos quantos ombrearam com eles, naqueles tempos difíceis a construção de uma nova Pátria. 

Queremos externar ao Dr. Augusto Cesar Zeferino, nosso respeito e admiração, pelo esmerado trabalho desta veneranda instituição, presidida por Vossa Excelência. 

Aceitem pois, nobilíssimos visitantes, a nossa mão estendida, em nome das mais produtivas relações que movem pessoas reescreventes de suas próprias histórias. 

Reiterando nossa consideração pela amável visita, desejamos ainda uma feliz e proveitosa estada em nosso meio, e nosso agradecimento a todos que prestigiaram com sua honrosa presença, este evento.” 

Já, Dom Carlos, que em seu discurso teve a oportunidade de externar a sua alegria em estar presente àquele momento, ressaltou sua trajetória também de desbravador como fazendeiro no interior do Estado do Paraná. Nas palavras de Dom Carlos, Treze Tílias sempre fez parte de sua vida, pois conhece a cidade, através de vídeo e fotos desde a tenra infância. O homenageado também mencionou as diferenças entre a Dreizehnlinden de antes e a Treze Tílias de agora. Pelos vínculos da Arquiduesa Dona Walburga e pelos seus próprios laços com a Áustria, Dom Carlos ressaltou: “estou em casa com vocês e agradeço a todos pela recepção tão carinhosa”.  

No vídeo, já a disposição no Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=sl5-FqudeW8),  com narração do próprio Dom Carlos, pode-se ver as gravações feitas em 1938 pelos ilustres visitantes. O vídeo em sua forma original foi passado durante a solenidade e duas cópias foram presentedas por Dom Carlos: uma ao IHGSC e outra ao Arquivo Histórico da cidade, que as guardara como relíquia.

Dom Carlos foi presentado pelo prefeito da cidade com uma escultura da flor Edelweiss, feita pelo escultor Bruno Thaler e pintado por sua filha, Cintia Thaler Bierbaum. A Sra. Claudete Rabuski, primeira dama do município, presenteou Dona Walburga com um colar de Edleweiss.

Dona Walburga recebe das mãos da primira dama da cidade o colar de Edleweiss
Foto: Você Cidade
 

Dom Carlos recebe das mãos da Cônsul da Áustria em Santa Catarina o livro comemorativo aos 75 anos de Treze Tílias
Foto: Você Cidade

Recebendo a escultura, Dom Carlos retribui com seu livro "A Intriga"
 

O livro “Dom Pedro II em Viena”, de autoria de Dom Carlos foi lançado em Treze Tílias, concedendo o autor, autógrafos aos presentes. Seguiu-se um jantar no hotel Tirol oferecido pelo governo municipal.
    
Como não poderia faltar, Dom Carlos entrega seu livro "Dom Pedro II em Viena" a população que solicita autográfos
Foto: Você Cidade
 

Dom Carlos e Dona Walburga retornaram ao Rio Grande do Sul no dia 31 e embarcarão para a Europa nos próximos dias. Os familiares, amigos e admirados já os aguardam ansiosos novamente no Brasil, sua terra. 

1 comentários :

Anônimo 2 de novembro de 2012 23:42  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP