domingo, 28 de outubro de 2012

Dona Christine e Dona Eleonora de Orleans e Bragança: Damas da Ordem de Santa Isabel de Portugal


A Rainha Santa Isabel, por sua caridade, piedade e amor, foi homenageada com a criação da Ordem que leva seu nome

Sábado, dia 27 de outubro de 2012, na Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma, na Itália, a Duquesa de Bragança, Dona Isabel, de jure Rainha de Portugal, conferiu a Ordem Real de Santa Isabel à Damas da Realeza e da Nobreza, como forma de reconhecimento ao trabalho filantrópico por elas realizado.  
 
A insígnia da Ordem de Santa de Portugal: medalhão encimado pela Coroa Real, ornado com rosas de ouro e ao centro com a figura de Santa Isabel de Portugal dando esmola a um mendigo, sobrepujando a legenda em latim Pauperum Solatio.
 
A insígnia com banda de cor de rosa com lista branca no centro 

A Ordem, criada em 1801, pelo então Príncipe Regente Dom João de Portugal, futuro Rei Dom João VI, foi entregue sob a responsabilidade do Grão-Mestrado de Dona Carlota Joaquina em uma homenagem a Rainha Santa Isabel de Portugal. Desde então muitas Senhoras, ligadas a Nobreza de Portugal, e Rainhas estrangeiras foram agraciadas pela Ordem, podendo-se atingir a quantia de 26 Damas. Com a proclamação da república em Portugal, o governo provisório extinguiu a Ordem. Mesmo no exílio, a Princesa Dona Augusta Victória, esposa do Príncipe Dom Manuel II, utilizava a insígnia da Ordem. Em 1986, Dom Duarte, Duque de Bragança, de jure Rei de Portugal, restabeleceu a Ordem em Portugal, tendo como 9º Grã-Mestra a Duquesa Dona Isabel de Bragança, sendo hoje uma Ordem honorífica dinástica.  

As homenageadas foram a Princesa Dona Christine de Orleans e Bragança, do Brasil, a Princesa Dona Eleonora de Ligne (nascida Princesa de Orleans e Bragança), Princesa Titular de Ligne, a Grão-Duquesa Maria Teresa de Luxemburgo, a Princesa Margaretha de Liechtenstein e a Princesa Herdeira Margarita da Romênia. 

As novas Damas da Ordem de Santa Isabel de Portugal: da esquerda para direita, Princesa Margarita da Romênia (2ª na fila), a Grã-Mestra Dona Isabel - Duquesa de Bragança, a Grã-Duquesa Maria Teresa do Luxemburgo, a Princesa Dona Christine de Orleans e Bragança, a Princesa Dona Eleonora de Orleans e Bragança - Princesa Titular de Ligne e a Princesa Margaretha de Liechtenstein
Foto: Blog do Príncipe Radu da Romênia 

As novas Damas da Ordem de Santa Isabel de Portugal acompanhadas pelos maridos e demais convidados
Foto: Blog do Príncipe Radu da Romênia


Os Príncipes Dom Antonio de Orleans e Bragança, o Príncipe Michel de Ligne, irmão e cunhado respectivamente do Chefe da Casa Imperial do Brasil, S.A.I.R. o Príncipe Dom Luiz, o Grão-Duque Henri de Luxemburgo, o Príncipe Jean da França – Duque de Vendôme, o Príncipe Nicholas de Liechtenstein e autoridades também estiveram presentes a prestigiosa cerimônia, que foi seguida de almoço na Embaixada de Portugal.   

Além de Dona Christine e Dona Eleonora, Princesas do Brasil, a Imperatriz Dona Teresa Cristina, a Princesa Dona Leopoldina (Duquesa de Saxe por casamento), a Princesa Dona Isabel, a Redentora e a Princesa Dona Maria (de jure Imperatriz do Brasil) foram Damas da Ordem de Santa Isabel de Portugal, já a Rainha Dona Maria II de Portugal, nascida Princesa brasileira, e a Imperatriz Dona Amélia do Brasil, na qualidade de Rainha de Portugal, também foram Grã-Mestras da Ordem. 

2 comentários :

Rafael Cruz 29 de outubro de 2012 15:26  

Caro Dionatan,


D. Maria Leopoldina da Áustria também foi Rainha de Portugal pelo período de 10 de março a 28 de maio de 1826.

Anônimo 30 de outubro de 2012 15:23  

Todas princesas muito elegantes e discretas.O sorriso de Dona Christine mostra que ela estava descontraída e feliz!Parabéns pelo trabalho.

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP