quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Faleceu Dona Victoria Eugenia Fernández de Córdoba y Fernández de Henestrosa, XVIII Duquesa de Medinaceli

A Duquesa de Medinaceli
Foto: www.newswihp.com
Em de 18 de agosto de 2013, faleceu em seu palacete de Sevilha, na Espanha, Sua Excelência, a Senhora Dona Victoria Eugenia Fernández de Córdoba y Fernández de Henestrosa, XVIII Duquesa de Medinaceli e Grande de Espanha, sogra da Duquesa de Segorbe, a Princesa brasileira Senhora Dona Maria da Gloria de Orleans e Bragança.

Filha do XVII Duque de Medinaceli, Luis Jesús Fernández de Córdoba y Salabert, e de sua primeira esposa, Ana María Fernández de Henestrosa y Gayoso de los Cobos, Dona Victoria Eugenia nasceu em 16 de abril de 1917, descendendo pelo lado paterno e materno das mais antigas famílias nobres espanholas, seus padrinhos foram o Rei Alfonso XIII e a Rainha Victoria Eugenia da Espanha, de quem sua mãe foi Dama por muitos anos. A Duquesa foi educada entre as cerimônias da Corte de seu país, frequentando a privacidade da Família Real e acompanhando-os, mesmo aos 14 anos, no exílio.

Em Sevilha, a 12 de janeiro de 1938, casou-se com Dom Rafael de Medina y Vilallonga (1905-1992), com quem teve 4 filhos:

Dona Ana de Medina y Fernández de Córdoba, XII Marquesa de Navahermosa, nascido em Sevilla a 2 de maio de 1940 e falecido em Madrid a 7 de março de 2012), casada em primeiras núpcias, em 1961 com o Príncipe Maximiliano von Hohenlohe-Langenburg e Yturbe. Divorciados em 1982, casou-se novamente com Dom Jaime de Urzáiz y Fernández del Castillo em 1985. A Marquesa deixou descendência.

Dom Luis de Medina y Fernández de Córdoba, IX Duque de Santisteban del Puerto, Grande de Espanha, nascido em Sevilla a 4 de junho de 1941 e falecido em Sevilla a 9 de fevereiro de 2011), casado em 1969, com Dona Mercedes Conradi y Ramírez, com quem teve filhos.

Dom Rafael de Medina y Fernández de Córdoba, XIX Duque de Feria, Grande de Espanha, nascido em Sevilla a 10 de agosto de 1942 e falecido a 5 de agosto de 2001), casado em 1977 com Dona Natividad Abascal y Romero-Toro, com quem teve filhos.

Dom Ignacio de Medina y Fernández de Córdoba, XX Duque de Segorbe, Grande de Espanha, nascido em Sevilla a 23 de fevereiro de 1947), casado, em 1985, com a Princesa Maria da Gloria de Orleans e Bragança, com quem tem duas filhas.

Os Duques de Segorbe (1ª e 4º da esquerda para direita)
com amigos, na Casa de Pilatos, na Semana Santa de 2010
Foto: divulgação

Dona Victoria Eugenia, para além de XVIII Duquesa de Medinaceli, era XVI Duquesa de Alcalá de los Gazules, IV Duquesa de Denia, XV Duquesa de Camiña, XIII Duquesa de Ciudad Real, XVIII Duquesa de Feria (título cedido ao seu filho, Dom Rafael em 1969), XVIII Duquesa de Medinaceli, VIII Duquesa de Santisteban del Puerto (título cedido a seu filho, Dom Luis em 1969), XIX Duquesa de Segorbe (título cedido a seu filho Dom Ignacio em 1969), IV Duque de Tarifa, XIV Marquesa de Alcalá de la Alameda, XIV Marquesa de Aitona, XVII Marquesa de Camarasa, XIV Marquesa de Cilleruelo, XVII Marquesa de Comares, XIX Marquesa de Denia, XII Marquesa de Navahermosa (título cedido a sua filha Dona Ana em 1969), XVII Marquesa de las Navas, XIV Marquesa de Malagón, XV Marquesa de Montalbán, XX Marquesa de Pallars, XVII Marquesa de Priego, IX Marquesa de San Miguel das Penas y la Mota, XIII Marquesa de Solera (título cedido a seu filho Dom Luis em 1969), XIX Marquesa de Tarifa, XI Marquesa de Torrecilla, XIX Marquesa de Villa Real, XV Marquesa de Villafranca, XV Marquesa de Villalba (título cedido a seu filho Dom Rafael em 1969), XIX Condessa de Alcoutim, XV Condessa de Amarante, LII Condessa de Ampurias (título cedido a seu filho Dom Ignacio em 1987), XIV Condessa de Aramayona, XXIV Condessa de Buendía, XXI Condessa de Castrojeriz, XX Condessa de Cocentaina, XVI Condessa de Castellar, XIX Condessa del Risco, XIX Condessa de Los Molares, Adelantada Mayor de Andaluzia, XIX Condessa de Medellín, X Condessa de Moriana del Río (título cedido a seu filho Dom Ignacio em 1969), VIII Condessa de Ofalia (título cedido a sua filha Dona Ana em 1962), XXII Condessa de Osona, XXVI Condessa de Prades, XV Condessa de Ricla (título cedido a seu filho Dom Ignacio em 2003), XVII Condessa de Santa Gadea, XVII Condessa de Valenza y Valladares, XIV Condessa de Villalonso, IV Condessa de San Martín de Hoyos (título cedido a seu neto, Dom Luis em 2012), XLVI Viscondessa de Bas, XLIV Viscondessa de Cabrera, XII Viscondessa de Linares e XLII Viscondessa de Vilamur. Era também quatorze vezes Grande de Espanha.

Vivia em seu antigo Palacete, considerado Bem de Interesse Cultural e Patrimônio Histórico da Espanha, a Casa de Pilatos, em Sevilha, de onde presidia a Fundação Casa Ducal de Medinacineli, com fim específico de administrar as propriedades e bens acumulados por sua família em mais 800 anos de História. Com a idade avançada, tendo visto seu marido e seus três primeiros filhos falecerem, passou o controle do patrimônio da família ao seu filho, Dom Ignacio, que preside a Fundação atualmente. Era muito prestigiada na Europa e nos Estados Unidos, mantendo relação de amizade com grandes personalidades espanholas e internacionais.

Dona Victoria Eugenia faleceu na Casa de Pilatos, lá sendo velada por seu filho, nora, netos e bisnetos, além da sociedade espanhola e os amigos da Família que para lá acorreram no último adeus a esta Dama que era nove vezes Duquesa, dezenove vezes Marquesa, dezenove vezes Condessa, quatro vezes Viscondessa e Primeira Dama de Andaluzia.  

Os funerais da Duquesa de Medinaceli na Casa de Pilatos

A Duquesa foi sepultada na Cripta da família no Hospital de São João Batista de Toledo. 

RELAÇÃO COM A FAMÍLIA IMPERIAL DO BRASIL

O filho da Duquesa Senhora Dona Victoria Eugenia, o Senhor Dom Ignacio, Duque de Segorbe, contraiu matrimônio em 24 de outubro de 1985, no Palácio de Vilamanrique de la Condessa, em Sevilha, com a Princesa Senhora Dona Maria da Glória Henriqueta Dolores Lucia Micaela Rafaela Gabriela Gonzaga de Orleans e Bragança e Bourbon, filha de Dom Pedro Gastão, Príncipe de Orleans e Bragança, e de Dona Esperança, nascida Princesa de Bourbon Duas-Sicílias, sendo portanto bisneta da Princesa Dona Isabel, a Redentora e prima do atual Chefe da Casa Imperial do Brasil, S.A.I.R, o Príncipe Senhor Dom Luiz de Orleans e Bragança.


Dona Maria da Glória foi casada em primeiras núpcias, no rito oriental em 1972, com o Príncipe Alexandre, Chefe da Casa Real da Iugoslávia, com quem teve três filhos Pedro, Filipe e Alexandre. O casamento foi considerado nulo e a Princesa se casou então com Dom Ignacio, tendo deste casamento duas filhas, Dona Sol María Blanca de Medina y Orleans e Bragança, Condessa de Ampurias, Grande de Espanha, nascida em 1986, e Dona Ana Luna de Medina y Orleans e Bragança, Condessa de Ricla, nascida em 1988.

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP