terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Prefeitura de Fortaleza: Evento homenageia centenário da estátua de D. Pedro II

Em:http://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/centro/evento-homenageia-centenario-da-estatua-de-d-pedro-ii  

03/12/2013 | Centro

A homenagem marca o fim de uma série de eventos em comemoração aos 125 anos da Abolição da escravatura
 
A solenidade teve início às 16h e contou com a presença de três membros da Família Imperial
Foto: Nely Rosa
 

Na última segunda-feira (02/12), aniversário de nascimento de Dom Pedro II, a Praça Caio Prado recebeu o evento que homenageou o centenário de inauguração da estátua do Imperador. A homenagem, uma iniciativa do Instituto Cultural D. Isabel I, a Redentora, teve início às 16h e contou com a presença de três membros da família imperial, os Príncipes D. Antônio de Orleans e Bragança, D. Fernando de Orleans e Bragança e sua esposa a Princesa Dona Maria da Graça de Orleans e Bragança, esta última filha de pais cearenses.

O presidente e fundador do Instituto Cultural Dona Isabel I, Bruno Cerqueira, ressaltou a importância da homenagem ao Imperador, ainda lembrado no Ceará pelo auxílio concedido por ele ao Estado na seca de 1888, e por ser grande defensor do movimento abolicionista. O evento faz parte de uma série de outras homenagens realizadas em comemoração aos 125 anos da Abolição da escravatura, acontecimento representado no pedestal da estátua, assim como o relançamento do livro "O Imperador no Exílio" do Conde Afonso Celso, outro líder abolicionista. 

A Secretaria Regional do Centro, responsável pela manutenção da Praça, realizou diversas intervenções para recepcionar o evento, entre elas, a substituição do mobiliário, melhoria na iluminação e sinalização de trânsito, assim como a restauração da estátua em homenagem ao Imperador. Além disso, a praça recebe diariamente serviços de varrição, limpeza e aguação dos canteiros. 

Saiba mais:

A Praça Caio Prado, também conhecida como Praça da Sé, está localizada em frente à Catedral Metropolitana de Fortaleza. A escultura em homenagem ao Imperador foi inaugurada em 7 de setembro de 1913, pela Associação dos Jornalistas Cearenses (à época). A obra é de autoria do escultor Augusto Maillard.

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP