domingo, 2 de novembro de 2014

Museu Imperial resgata de leilão pertences de Dom Pedro II

O Blog Monarquia Já transcreve publicação de O Globo sobre a aquisição, por parte do Museu Imperial de Petrópolis, de pertences particulares do Imperador Dom Pedro II e de seu neto, Dom Augusto Leopoldo de Saxe-Coburgo e Bragança, que seriam leiloados nos Estados Unidos a colecionadores.
Museu Imperial compra peças que pertenceram a Dom Pedro II em leilão

Itens que pertenceram a D. Pedro II vão para acervo do Museu Imperial 
(Foto: Divulgação/Museu Imperial)

O Museu Imperial em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, arrematou em leilão um kit higiênico de viagem que pertenceu ao imperador d. Pedro II e seu neto, o príncipe d. Augusto Leopoldo de Saxe-Coburgo. As peças vão compor o acervo do museu que possui mais de 200 mil itens documentais, 60 mil bibliográficos e quase 8 mil museológicos. O leilão aconteceu este mês em Nova York, nos Estados Unidos, e as peças foram compradas por três mil dólares. A previsão é de que o kit seja trazido para a cidade serrana, ainda este ano, para ficar exposto na antiga casa de veraneio do imperador.
O conjunto de peças contém uma caixa de madeira e couro com quinze peças de prata, vidro e cristal. O diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr., explica que as peças são de fabricação francesa e foram adquiridas por d. Pedro II na Europa, por volta do ano de 1876. Depois elas ainda pertenceram ao neto da imperatriz dona Teresa Cristina, d. Augusto Leopoldo. O kit permaneceu com a família Saxe-Coburgo Gotha até meados do século XX, quando, em função da II Grande Guerra, chegou aos Estados Unidos.
Para Maurício Vicente, “a repatriação de uma peça de uso pessoal do imperador e, posteriormente, de seu neto, é uma ampliação do atendimento da missão institucional do Museu Imperial”. Ele acrescenta que a instituição possui um reduzido número de itens relativos ao ramo da família representada pela princesa dona Leopoldina, irmã da princesa dona Isabel, o que aumenta a importância do kit para o acervo.
A peça foi adquirida com recursos da Sociedade de Amigos do Museu Imperial (Sami), entidade civil sem fins lucrativos, reconhecida pelo Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura. “Os itens serão apresentados ao público durante uma cerimônia que ocorrerá ainda este ano”, afirmou Maurício. A última aquisição mediante compra feita pelo Museu Imperial ocorreu em 2012; um livro, para o acervo bibliográfico; uma pintura, para o acervo museológico; e oito fotografias, para o acervo do arquivo histórico.

A edição do Blog Monarquia Já parabeniza o Diretor do Museu Imperial de Petrópolis, Sr. Mauricio Ferreira Vicente Junior, pela gestão modelar que empreendeu verdadeiro resgate a peças que teriam destino incerto em coleção particular, repatriando este patrimônio, agregando-o ao acervo do MIP. A despeito da política do governo federal, que parece visar o sucateamento dos museus do país e com isso a memória brasileira, o Museu Imperial resiste a realidade de poucos investimentos públicos e assume uma posição de vanguarda na promoção da História Nacional.       

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP