quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Os 50 anos da "Turma do Príncipe"

Dom Bertrand, ao centro, foi homenageado pelos 50 anos de formação acadêmica
Foto: divulgação OAB SP 

O Brasil vivia uma efervescência política e ideológica. Subversivos, treinados em Cuba e financiados pela URSS, tentavam tomar o poder. A população clamava por auxílio e o Brasil estava prestes a mergulhar em mais uma das grandes crises da república.  Foi neste cenário que, em 1964, formou-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, S.A.I.R., o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança. 

Os tempos eram outros. Uma juventude altamente politizada e culta fazia parte das faculdades da Universidade de São Paulo. Eram comuns os debates entre direitistas e esquerdistas, conservadores e progressistas, revolucionários e contrarrevolucionários. Dom Bertrand, na época um jovem Príncipe de 24 anos, já combativo e brilhante em suas ideias, liderava um grupo de estudantes que ficou conhecido como a "Turma do Príncipe".  

Tamanha ebulição na sociedade, gerada pela ineficiência do governo de João Goulart e a constante ameaça de grupos socialistas e comunistas de tornar o Brasil uma sucursal da União Soviética, fez com que o povo fosse as ruas pedir intervenção militar, ocorrendo o ato que ficou conhecido como "golpe de 1964", marcando o país definitivamente. 

Para comemorar os 50 anos de formatura, a Ordem dos Advogados do Brasil, Secional de São Paulo, juntou os formandos de 1964 para uma homenagem. Durante o evento, destacou-se a presença do Príncipe Imperial do Brasil, que dentre os membros da turma permanece inabalável em sua luta na defesa da vida, da família, da tradição, da propriedade privada e da dignidade humana, aspectos marcantes em sua biografia desde a juventude. 

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP