terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Faleceu Hélène Missoffe, avó de Dona Charlotte Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança

Em 22 de janeiro de 2015, em Paris, faleceu aos 87 anos, Hélène Missoffe, destacada política francesa, avó de Dona Charlotte Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança. 

Nascida Hélène Mitry, era pertencente a tradicionais famílias francesa, Héléne era filha do Conde Emanuel de Mitry e da Condessa Marguerite, nascida de Wendel. Descendendo, por seu pai, da Casa dos Condes de Mitry, do qual deriva Charles Joseph, e, por sua mãe, da notável família de Wendel, com títulos no Sacro Império Romano, no Ducado de Lorena, no Reino da França e na atual república francesa, Senhores de Longlaville e do Castelo de mesmo nome em Hayange, pertencentes a cavalaria do Duque Charles IV de Lorena.

Hélène se casou com Françoise Missoffe (1919-2003), político, diplomata francês e Grande Oficial da Legião de Honra, filho do Almirante Jacques Missoffe, com quem teve oito filhos. 

Tanto Hélène, quanto Françoise tiveram ativa vida política, militando em partidos de direita. Ele, envolvido com movimento pró França na Segunda Guerra Mundial, foi eleito deputado por Paris, Secretário de Estado do Comércio, Embaixador da França no Japão, foi ministro da Juventude e dos Esportes e responsável pela missão do Ministério dos Negócios Estrangeiros na Ásia. Ela, eleita consecutivas vezes deputada e Senadora  foi também Ministra de Estado da Saúde e da Segurança Social e foi uma defensora da criação de escolas católicas privadas, que hoje atendem mais dois milhões de crianças em mais de nove mil estabelecimentos.

Dentre os filhos casal, destacaram-se Alain Missoffe, que foi vice presidente do Conselho Econômico e Social de Lorena, e Françoise Panafieu, vereadora, prefeita, deputada, conselheira e ministra francesa, casada com Guy de Panafieu, importante executivo e financista, foi diretor da Lyonnaise des Eaux, departamento de águas e saneamentos francês, ex-presidente do grupo público Bull, pais de Dona Charlotte, que casou em 2000 com Dom Afonso Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança, filho de Dona Walburga, nascida Arquiduquesa da Áustria e Princesa da Toscana, e de Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança, herdeiro da segunda filha do Imperador Dom Pedro II, a Princesa Dona Leopoldina. 

A família Panafieu: Marc, Dona Charlotte, Françoise e Guy
Foto: Corbis


Dona Charlotte declarou, há alguns anos, ao jornal Le Express, que sua mãe, assim como sua avó, conseguiu provar que é possível ter uma vida de ativismo político e grandes responsabilidades profissionais, aliadas a uma vida familiar bem sucedida. 

Hélène Missoffe também era Oficial da Legião de Honra. Seu funeral ocorreu em Seine-Maritime. 

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP