sábado, 18 de abril de 2015

Portal "Brasiliana fotográfica" foi lançado no Rio de Janeiro

Dom Pedro II, Imperador do Brasil, 1883. Fotografia platinotipia por Joaquim Insley Pacheco, que estará disponível no portal
Acervo FBN, Coleção Dona Teresa Cristina Maria


Acaba de ser lançado no Rio de Janeiro, o portal "Brasiliana fotográfica", página da internet que "concentrará o melhor dos acervos do século XIX aos anos 1920". Um "Acordo de Cooperação Técnica" foi assinado pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Renato Lessa, e o superintendente executivo do Instituto Moreira Salles, Flávio Pinheiro, marcando o início da parceria.

Os internautas poderão ter acesso a 2.000 fotografias selecionadas nas coleções das duas instituições. A disposição da população, através do computador, estarão a Coleção Dona Teresa Cristina Maria, grande arquivo doado a Biblioteca Nacional por Dom Pedro II e considerado um dos patrimônios da Memória do Mundo pela UNESCO, a Coleção Pedro Corrêa do Lago, constando de inúmeros registros da Família Imperial e do Rio Antigo, os arquivos fotográficos de Dom João Henrique de Orleans e Bragança, que originaram a exposição "Retratos do Império e do Exílio", além de fotografias de Marc Ferrez e Joaquim Insley Pacheco e colotipias de A. Ribeiro e esterogramas de Revert Henrique Klumb e de outros grandes fotógrafos da Casa Imperial.

As coleções podem ser acessadas em http://brasilianafotografica.bn.br/.  

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP