domingo, 17 de janeiro de 2016

Nhá Chica sentenciou a república

Nhá Chica, em Baependi
Imagem: divulgação 
Famosa por suas profecias e inabalável fé, Nhá Chica, filha e neta de escravos, foi uma legitima brasileira que resguardava a humildade, a caridade e a sabedoria. Nascida em Minas Gerias, em 1812, e beatificada em 2013, a Venerável Nhá Chica, antecipou, já em 1894, 5 anos depois do golpe, o caos em que a república transformaria o país, chegando a afirmar: “estou vendo a república como uma coisa sem consolo, nem sossego”.

O Blog Monarquia Já transcreve do livro “Caxambu”, de 1894, um trecho da entrevista concedida ao Dr. Henrique Monat: 

Henrique Monat: conte-nos suas profecias, Nhá Chica.

Nhá Chica: tinha-se feito aqui uma eleição do governo, estavam conversando comigo cinco doutores, juízes de direito, eleitores, juiz de paz e outros; um deles recebeu um papel do candongueiro (ela se refere ao marechal Deodoro da Fonseca), que tinha tocado da Corte; ele ficou branco e pediu-me que rezasse a Deus, para ajudar a por o Imperador Dom Pedro II para fora.  Vieram outros ainda me perguntar se devia ajudar. Por quê? , disse eu, é uma ingratidão, o Imperador é pai de todos. O doutor ficou abatido, e eu fui fazer uma oração. Saíram todos gritando "viva a república". Depois eu soube que o papel de arame candongueiro era de um tal Deodoro, que queria ser rei. Mas eu estou vendo a república como uma coisa sem consolo, nem sossego. A república não tem cipó, está amarrada com capim."


Veja a cobertura do Blog Monarquia Já sobre a beatificação de Nhá Chica:  

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP