quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dom Luiz deve refazer visita de Dom Pedro II

Segundo o Jornal Tribuna da Praia (Pirambu - SE) e a Associação Causa Imperial, Dom Luiz de Orleans e Bragança, visitará a cidade de Propriá em comemoração aos 150 anos da passagem do Imperador Dom Pedro II às Províncias do norte.


Em 1859, Dom Pedro II esteve em intensa visitação nesta importante área do país, e Dom Luiz, Herdeiro do Trono Imperial, repetirá algumas rotas percorridas por seu antepassado.

O Jornal Tribuna da Praia, importante meio de comunicação de Sergipe, está em comemoração pela data e está durante este período, divulgando fatos históricos sobre a visita de Dom Pedro II e irá cobrir a passagem do Príncipe por lá.

Transcrevemos, com a gentil concessão do Jornal Tribuna da Praia, um trecho disponível na edição de 23 de setembro de 2009, que relata a passagem do Soberano por Propriá em direção a cidade de Porto Real do Colégio:

A passagem de Dom Pedro II por Porto Real do Colégio

“De Propriá fui a Porto Real do Colégio, onde houve antiga igreja e convento dos jesuítas, que já não existem...” (Dom Pedro II)Por Ronaldo Pereira de Lima ¹ romperlim@bol.com.br

Antes de Colégio se tornar Vila, Pedro II, dirigindo-se a Cachoeira de Paulo Afonso; deu porto nas cidades de Propriá e Porto Real do Colégio. Nesta, o fato ocorreu num domingo de 16 de outubro de 1859.

Os fatos acima mencionados encontram-se registrados pelo próprio imperador no seu diário de viagem, quando esteve na freguesia de Colégio, transcrito por Mata (1989:67):

16 de outubro de 1859
“De Propriá fui a Porto Real do Colégio, onde houve antiga igreja e convento dos jesuítas, que já não existem... apareceram bastante descendentes dos índios, de raça já bastante cruzada (grifo nosso), trazendo alguns cocares de penas com seus arcos e flechas de jaqueta, atirando uma delas por ordem minha duas flechas, das quais acertou uma, num morão assaz largo e a pouca distância (PEDRO II, 1985: 111).

Segundo a tradição, o pajé Manoel Baltazar, tendo este aproximadamente 65 anos, foi quem atirara a flecha por ordem do Imperador.

__________________________________________


¹ LIMA. Ronaldo Pereira de. “Às Margens do Rio Rei”. Aracaju: J. Andrade, 2006. p. 26

Referências Bibliográficas:

MATA, Vera Lúcia Calheiros. A semente da terra. Rio de janeiro, 1989, 360 p. Tese (Doutorado em história dos índios Cariri-xocó em Porto Real do Colégio) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Data : 23/09/2009


-------------------------------------


Agradecemos imensamente ao Jornal Tribuna da Praia, na pessoa do Senhor Claudomir e continuaremos a publicar as atualizações deste jornal.

Visite o site do Jornal Tribuna da Praia, o 1º jornal do interior de Sergipe na internet:
http://www.tribunadapraia.com/

Visite o site da Associação Causa Imperial:
http://www.causaimperial.org.br/.

1 comentários :

Sobre o autor 3 de outubro de 2009 11:57  

O e-mail do autor não é "romperlim@bol.com.br", mas "ronperlim@bol.com.br".

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP