sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Hoje na História: Nascimento da Imperatriz Dona Leopoldina


S.M.I., a Senhora Dona Leopoldina, Imperatriz Consorte do Brasil


Nascia em 22 de janeiro de 1797, em Viena, nossa primeira Imperatriz, que foi também a grande incentivadora da Independência do Brasil.

Nascida Arquiduquesa da Áustria, era uma Habsburgo-Lorena, que foi, pelo casamento com o Imperador Dom Pedro I, Imperatriz Consorte e Regente do Brasil, Dona Leopoldina acabou por marcar profundamente a História brasileira, não só por ter nos dado nosso segundo Imperador Dom Pedro II, que dizem ter sido o melhor Estadista que o Brasil já teve, mas também pelo papel fundamental que desenvolveu quando da sua Regência, em agosto de 1822. Nesta época Dom Pedro havia ido a São Paulo para solucionar questões políticas, deixando Dona Leopoldina regente em seu nome. Quando a 2 de setembro, recebe informações de que Portugal estaria planejando ações que poderiam colocar em jogo a situação de Reino do Brasil, Dona Leopoldina convoca o Conselho de Estado e assina o decreto de Independência, enviando a Dom Pedro, em São Paulo, uma carta com pareceres de José Bonifacio e seus, sobre a questão, quando então Dom Pedro, as margens do Rio Ipiranga, nos dá a Independência de forma oficial.


Dona Leopoldina reunida com o Conselho


Para ler um pouco mais sobre Dona Leopoldina acesse: Semana da Pátria VI - Imperatriz Dona Leopoldina.

Dona Leopoldina morreu em 11 de dezembro de 1826, está sepultada na Capela Imperial do Monumento do Ipiranga, em São Paulo.

0 comentários :

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP