domingo, 1 de abril de 2012

Monumento a Dom Pedro I completa 150 anos

Acaba de completar 150 anos, um dos maiores símbolos de representação e homenagem do país, a estátua equestre de Dom Pedro I, no Rio de Janeiro.

Inaugurada em 30 de março de 1862, numa cerimônia com a presença do Imperador Dom Pedro II, contando então com uma orquestra de mais de 600 componentes, que tocaram, na ocasião, o Hino da Independência, de autoria do homenageado, comovendo a multidão que lá se encontrava. O monumento foi encomendado a Louis Rochet, famoso escultor francês, que executou a bela obra de 15 metros de altura e mais de 50 toneladas de bronze. A estátua representa o fundador do Império do Brasil, a quem os brasileiros devem a identidade, nacionalidade e Soberania – o Imperador Dom Pedro I – imortalizado no momento em que, a beira do Rio Ipiranga, gritava: Independência ou Morte!. Ainda no monumento estão representados os Rios Amazonas, Paraná, São Francisco e Madeira, completados com figuras indígenas e gárgulas.  
As vésperas de se completar os 150 anos de sua inauguração, o governo Estadual do Rio de Janeiro executou a limpeza deste patrimônio histórico, dando-lhe a atenção devida. No dia 30 de março de 2012, o monumento ganhou uma bonita homenagem que contou com a presença das autoridades locais, de membros da Família Imperial do Brasil e da população carioca. Na ocasião o Príncipe Dom Antonio de Orleans e Bragança, representando Dom Luiz, Chefe da Casa Imperial do Brasil, seu irmão, proferiu um discurso com dados históricos, reavivando os tempos áureos do Império e a figura do seu ilustre antepassado. Segundo Dom Antonio “Dom Pedro I foi o fundador de nosso império, ele se arriscou, ele tinha um grande amor pelo país. Então as cortes portuguesas queriam fazer que o Brasil voltasse a ser colônia. Dom Pedro I, junto com grandes brasileiros como José Bonifácio, resolveu que aquele era o momento de fazer a independência”, justificando a bela homenagem que o Imperador Dom Pedro II fez ao pai há 150 anos.
Dona Maria Gabriela e Dom Antonio de Orleans e Brgagança acompanhados
pelo Guarda de Honra e pelo Secretário de Conservação do Rio de Janeiro

Dom Antonio em discurso

Mesmo com o clima de festa que movimentou os últimos dias, é necessário relembrar o descaso pelo qual o monumento passou desde 1889. Sendo uma referência direta a Monarquia e aos grandes feitos de um monarca, a praça onde o monumento foi erguido teve seu nome trocado. Em 1890, a Praça da Constituição passou a se chamar Praça Tiradentes, em homenagem ao golpista que virou mártir para tentar substituir Dom Pedro I, verdadeiro defensor da Pátria e da Independência. Na década de 30 do século passado, Deputados da República discutiram a possibilidade de derreter ou vender o monumento, a fim de pagar a dívida externa. Ainda no século XX, foram muitos os casos de roubo, pichações e vandalismo de toda ordem contra o monumento. A espada de Dom Pedro I havia sido roubada, assim como outros objetos. Somente agora o governo carioca parece ter dado o real valor a este valioso monumento.
Antiga Praça da Constituição
Antiga Praça da Constituição, atual Praça Tiradentes vista do alto

2 comentários :

Anônimo 1 de abril de 2012 19:09  

Que bom a presença de Dom Antônio e a princesa Dona Gabriela no evento...penso que as princesas poderia ter uma agenda mais cheia e dessa forma promover mais visibilidade à causa monárquica. Parabéns pelo blog!

Josias Barbosa 9 de junho de 2017 20:50  

Gosto da história do Brasil, poderiam ser feitas mais apresentações pelos descendentes de dom Pedro por todo país nas escolas nos teatros para enriquecer mais nossa nação com histórias da família real.

ATENÇÃO


Em caso de cópia do material exposto: considerando a lei 9610/98, o plágio é crime. As obras literárias e fotográficas existentes neste espaço são de uso exclusivo do Blog Monarquia Já. Ao copiar qualquer artigo, texto, fotografia ou assemelhado, o Blog Monarquia Já deve, obrigatoriamente, ser citado.

Contador de visitas mundial


contador gratis

Contador de visitas diárias


contador gratis

  © Blogger template 'Isfahan' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP